Parques de Nova York: lista com 15 parques imperdíveis

parques de nova york

Os parques de Nova York são áreas verdes, cuidadosamente preservadas, que contrastam com as milhares de construções e arranha-céus que não nunca param de crescer na cidade. Só que engana-se quem acha que não existem locais para lazer na Big Apple.

São 1700 áreas entre parques, playgrounds e locais para recreação nos cinco distritos: Bronx, Queens, Manhattan, Staten Island e Brooklyn.

Esses espaços são extremamente valorizados pelos moradores e pela iniciativa privada, que conservam e mantém os parques na cidade.

Além, disso, os parques de Nova York são muito importantes para o bem-estar por servirem de válvulas para fugir da correria da metrópole.

 


PARQUES DE NOVA YORK


parques de nova york

Dessa lista de 1700 parques, existem aqueles que são imperdíveis para o turista conhecer e que fazem parte de qualquer roteiro.

Destaquei 15 parques de Nova York que considero essenciais para conhecer e aprender mais sobre a cultura local.

Todos os locais são fáceis de chegar de metrô, contam com wi-fi gratuito e incrível infraestrutura para realizar várias atividades.

Confira!

 


CENTRAL PARK


parques de nova york

O Central Park está localizado em Manhattan, com a face norte para o Harlem e as laterais para o Upper West Side e Upper East Side.

O parque é muito famoso, mas é apenas o quinto no quesito tamanho em comparação aos outros espaços verdes na cidade de Nova York.

Só que nada se compara ao Central Park na quantidade de atrações e oportunidades de entretenimento para os visitantes.

Leia também: andar de bike no Central Park

parques de nova york

O mais incrível é que todas as árvores e espaços foram projetados e até 1857 não existia, eram apenas rochas e pastos para animais!

Sim, o parque foi totalmente desenhado por Frederick Law Olmsted, famoso arquiteto que projetou outras áreas de Nova York e resolver transformar o espaço exclusivo para lazer e preservado do crescimento da cidade, que naquela época já mostrava um ritmo acelerado.

Hoje, o Central Park é destino de 10 em cada 10 turistas, faz parte das atrações imperdíveis de Nova York e possui diversas atrações para os visitantes.

Leia também: mapa de atrações do Central Park

Funcionamento: aberto todos os dias da semana
Horário: 6h à 0h
Endereço: 160 Central Park South, New York, NY

 


BRYANT PARK


parques de nova york

Localizado a poucos metros da Times Square, o Bryant Park é um pequeno espaço verde que mais parece uma praça, mas tem o status de parque e está sempre lotado e com muitas atrações para o visitante aproveitar, em qualquer época do ano.

No inverno tem patinação no gelo, no verão tem cinema ao ar livre, além de jogos gratuitos, aulas de yoga, meditação, restaurantes e muito mais.

O Bryant Park é muito famoso pela fonte Josephine Shaw Lowell, que fica congelada no inverno, e tem o privilégio de estar ao lado da Biblioteca Pública de Nova York (NYPL).

Leia mais: Bryant Park em Nova York

Funcionamento: aberto todos os dias da semana
Horário: 7h à 22h
Endereço: W 40 St and W 42 St, New York, NY

 


THE HIGH LINE


parques de nova york

O parque suspenso The High Line foi construído a partir de uma antiga linha de trem abandonada no bairro do Chelsea e é uma das sensações em Nova York.

Com um pouco mais de 2km de extensão, o local é muito especial porque foi revitalizado pela fundação Friends of The High Line, composta por moradores e que tiveram a iniciativa de trazer de volta esse patrimônio da cidade no formato de parque.

Hoje, The High Line é um dos principais parques de Nova York, visitado por milhões de turistas todos os anos, que aproveitam o espaço verde que ainda conta com diversas esculturas, street art e manifestações culturais.

Leia mais: parque suspenso The High Line

Funcionamento: aberto todos os dias da semana
Horário: 7h à 22h
Endereço: W. 30 St. entre a Washington St. e 11 Ave., New York, NY

 


BATTERY PARK


parques de nova york

O Battery Park tem mais de 200 anos de história e foi muito importante na época que os imigrantes europeus chegavam na cidade e eram recebidos no Castle Clinton para cadastramento. Hoje, o local é a bilheteria da Estátua da Liberdade.

Localizado no extremo sul de Manhattan, o parque é muito frequentado por moradores, executivos do distrito financeiro e turistas.

The Battery, como é popularmente conhecido, é repleto de atrações e movimentado por causa do pier que partem os cruzeiros oficiais para a Estátua da Liberdade & Ellis Island.

O parque fica às margens do rio e tem uma vista espetacular para New Jersey e Staten Island.

Leia no blog: dicas da Estátua da Liberdade

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto 24 horas
Endereço: Battery Pl, State St e Whitehall St., New York, NY

 


WASHINGTON SQUARE PARK


parques de nova york

Localizado no charmoso bairro do Greenwich Village, o Washington Square Park é um dos meus locais preferidos em Nova York.

Famoso por servir de cenário de vários filmes e séries, inclusive FRIENDS, o parque é muito frequentado por moradores que levam seus animais de estimação para passear. Também é nos arredores do parque que está localizado o campus da New York University.

O parque é cheio de monumentos, destaque para o arco de Washington, em homenagem a George Washington e pela fonte ao centro, diversão garantida para as crianças no verão. Imperdível!

Leia no blog: Washington Square Park em Nova York

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto das 6h à 1h da manhã
Endereço: 5 Ave, Waverly Pl., W. 4 St. e Macdougal St., New York, NY

 


UNION SQUARE PARK


parques de nova york

Localizado bem no centro de Manhattan, na 14th Street, o parque é destaque pelas diversas feiras populares e manifestações artísticas que são realizadas em várias estações do ano.

O Union Square é famoso pela interligação de várias estações de metrô para o Brooklyn e Williamsburg, o que faz do local sempre muito movimentado.

O parque tem diversas esculturas de personalidades importantes como Mohandas Gandhi, Abraham Lincoln e George Washington, além de diversas atrações e restaurantes aos arredores.

Essa foto pode ser registrada a partir da Burlington, loja ponta de estoque com preços incríveis.

Leia no blog: compras na Burlington

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto das 6h à 1h da manhã
Endereço: 5 Ave, Waverly Pl., W. 4 St. e Macdougal St., New York, NY 10010, USA

 


BROOKLYN BRIDGE PARK


parques de nova york

Com a popularização do Brooklyn e da região do D.U.M.B.O., o Brooklyn Bridge Park se tornou em um dos parques mais visitados pelos turistas.

O espaço verde, às margens do East River, é realmente privilegiado com uma vista de tirar o fôlego de Manhattan, além de contar com uma infraestrutura de restaurantes, lanchonetes e muitas atividades.

Visita obrigatória para todos que fazem a travessia da Brooklyn Bridge, o parque tem quadras de basquete, playgrounds, espaço para sentar na grama e o antigo Jane’s Carousel para diversão da criançada.

Leia no blog: travessia da Brooklyn Bridge

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto das 6h à 1h da manhã
Endereço: 334 Furman St, Brooklyn, New York, NY

 


PROSPECT PARK


parques de nova york

O Prospect Park é um dos maiores parques de Nova York e tem muito em comum com o Central Park, inclusive o projeto de Frederick Law Olmsted.

As semelhanças não param por aí.

Localizado no Brooklyn, o parque conta com muitas atividades em qualquer estação, com milhões de visitantes todos os anos.

O Prospect Park não é tão popular com os turistas como o Central Park, mas quem visita o local se surpreende com a quantidade de atrações.

É no parque do Brooklyn que acontece nos domingos, de abril a novembro, a feirinha gastronômica Smorgasburg, com o melhor culinária mundial.

Leia no blog: feira gastronômica de Smorgasburg

O gigantesco espaço verde do parque é muito conservado, bem mais vazio que o Central Park, com locais para churrasco, monumentos, quadras esportivas, zoológico e muito mais.

Recomendo fazer a travessia da Brooklyn Bridge de bicicleta e pedalar até o Prospect Park, para aproveitar ainda mais o passeio.

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto das 5h à 1h da manhã
Endereço: Flatbush Ave, Brooklyn, New York, NY

 


FORT TRYON PARK


parques de nova york

Criado em 1917, pelo magnata Rockefeller Jr., e doado para a cidade em 1935, o Fort Tryon Park está localizado ao norte de Manhattan e é um dos mais belos parques de Nova York. O projeto original é do arquiteto Frederick Law Olmsted Jr., filho do idealizador do Central Park.

O Fort Tryon Park é privilegiado pela beleza natural, que faz do parque um espaço único de descanso e com belos cenários.

O parque é muito conhecido pelo grande público por ser a casa do museu The Cloisters, parte integrante do Metropolitan Museum of Art, com um acervo de mais de 5000 peças medievais. Uma verdadeira joia rara para os apaixonados por história da humanidade.

Leia no no blog: The Metropolitan Museum of Art

parques de nova york

O parque também se destaca pela maior pista para cachorros, quadras poliesportivas, playgrounds para crianças e pela vista incrível do Hudson River.

Se você vai visitar o museu The Cloisters – ingresso é o mesmo do Metropolitan – não deixe de conhecer e apreciar a beleza do Fort Tryon Park.

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto das 6h à 1h da manhã
Endereço: 741 Fort Washington Ave, New York, NY

 


RIVERSIDE PARK


parques de nova york

Um dos mais belos parques de Nova York. Esse é um resumo simples do Riverside Park.

Com o privilégio de estar às margens do Hudson River, o parque é gigantesco com início na 72nd e término apenas na 158th no Harlem.

O Riverside Park tem rochas para escalar e curtir a vista, gramados gigantescos para descansar, fazer piqueniques ou apenas contemplar a natureza. Também tem quadras esportivas, campo de baseball, pista de skate e pier/marina para práticas de esportes aquáticos e etc.

Eu considero o Riverside Park um dos parques mais completos de Nova York, tanto para o turista, como para o morador aproveitar a estrutura.

Para quem gosta de pedalar, pode combinar um passeio de bicicleta pelo Central Park e depois explorar o Riverside Park.

Leia no blog: aluguel de bicicleta no Central Park

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto 24 horas
Endereço: 475 Riverside Dr, New York, NY

 


HUDSON RIVER PARK


parques de nova york

O Hudson River Park também está localizado às margens do rio Hudson, mas o espaço é bem diferente dos outros parques de Nova York.

A infraestrutura do espaço é voltada para o entretenimento dos frequentadores e com poucos espaços verdes em comparação aos outros parques.

O Hudson River Park é gigantesco, abrange parte do sudoeste de Manhattan, com atividades em qualquer época do ano.

O mais interessante é que toda estrutura é mantida com doações e voluntários, muito parecido com o parque suspenso The High Line.

A lista do que fazer no parque é gigantesca e no site oficial do Hudson River Park tem todas as atividades, para agradar todos os públicos.

Minha recomendação é alugar uma bicicleta e aproveitar toda extensão da ciclovia pelas margens do rio até o World Trade Center.

Leia também: o que fazer no sul de Manhattan

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto 24 horas
Endereço: 353 West St, New York, NY

 


MORNINGSIDE PARK


parques de nova york

Esse pequeno parque no Harlem foi uma descoberta que tive recentemente e logo entrou na minha lista dos parques imperdíveis de Nova York.

A infraestrutura do Morningside Park é simples, com quadras de basquete, playgrounds para as crianças, áreas para descanso e tudo mais.

Até aí nada de diferente dos outros parques de Nova York!

Só que o Morningside Park tem uma escadaria gigantesca, que mais parece um castelo medieval e ao chegar no alto todos são presenteados com uma vista de tirar o fôlego do Harlem, que não tem prédios altos, e é possível observar quase todo o bairro, com sua arquitetura peculiar.

parques de nova york

De fácil acesso de metrô, o parque está localizado ao lado da Columbia University e do Riverside Park.

Recomendo fazer um passeio pelo Harlem e incluir o Morningside Park. Vale a pena!

Leia também: roteiro pelo bairro do Harlem

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto das 6h à 1h da manhã
Endereço: Morningside Dr, New York, NY

 


FLUSHING MEADOWS CORONA PARK


parques de nova york

De todos os parques de Nova York dessa lista, o Flushing Meadows Corona Park é o mais distante, mas isso não significa que seja o menos especial.

Localizado no bairro de Flushing Meadows no Queens, próximo das quadras de tênis do US Open e do estádio de baseball do New York Mets, o parque é o quarto maior espaço verde de Nova York.

O Corona Park tem a área maior que o Central Park e foi construído em 1939 para receber Feira Mundial realizada em Nova York.

Destaque é a grande escultura chamada de Unisphere que representa o globo terrestre e criada para outra Feira Mundial de 1964.

parques de nova york

O complexo para recreação é outro destaque, com quadras para prática de todos os esportes, playgrounds, espaços para churrasco, áreas verdes e etc.

Flushing Meadows Corona Park ainda conta com um museu de arte, zoológico, museu de ciência, jardim botânico, entre outras atividades.

Eu disse que o parque é especial, fácil de chegar de metrô, por isso reserve várias horas do seu roteiro para explorar todas as atrações.

Funcionamento: todos os dias da semana
Horário: aberto 24 horas
Endereço: 111th St and 55th Ave, New York, NY

 


MADISON SQUARE PARK


parques de nova york

O Madison Square Park é um dos meus locais preferidos em Nova York, por ser um pedacinho de tranquilidade no meio do caos.

Localizado próximo ao bairro do Chelsea, esse pequeno parque se destaca pelas diversas atrações nos seus arredores.

Destaque para o Flatiron Building, o interativo Museu Nacional da Matemática, indicado para crianças e adultos e o mercado italiano Eataly.

Leia no blog: Eataly em Nova York

parques de nova york

Nos últimos anos, o Madison Square Park viu sua rotina mudar drasticamente com a lanchonete Shake Shack, que tem sua primeira unidade localizada dentro do parque. Por isso, é comum o movimento de muitos turistas para conhecer onde surgiu os famosos hambúrgueres e milk-shakes.

Não deixe de experimentar o burger do Shake Shack que realmente é muito bom. O parque tem mesas e cadeiras para comer e descansar.

Leia no blog: Shake Shack em Nova York

parques de nova york

O parque também conta com playgrounds, área para passear com cachorro e várias esculturas nesse pedacinho verde em Midtown.

Funcionamento: aberto todos os dias da semana
Horário: 6h às 23h
Endereço: 11 Madison Ave, New York, NY 10010, USA

 


Essa é a minha lista de parques de Nova York que considero imperdíveis para conhecer em qualquer ocasião.

Coloque sempre essas áreas verdes dentro do seu roteiro, porque são atrações gratuitas que ajudam a economizar na viagem e valem a pena!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário.

🙂

Jornalista de formação e profissional de marketing com master pela ESPM de São Paulo. Criador e redator no blog Dicas Nova York, coleciona experiências e histórias marcantes não só em Nova York, sua cidade, mas também de leste a oeste dos Estados Unidos. O blog é uma paixão antiga e o espaço é utilizado para compartilhar informações e experiências na cidade, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

Seja o primeiro a comentar