A Big Apple é uma cidade com custo de vida alto para moradores e preços salgados para turistas. Quem quer economizar durante a viagem, contudo, consegue encontrar uma série de atrações gratuitas em Nova York.
E o melhor é que existem opções para todos os gostos. Elas vão desde parques perfeitos para curtir ao ar livre até museus, igrejas e bairros charmosos.
Leia também: o que fazer em Nova York
Atrações gratuitas em Nova York
Principalmente para os brasileiros, que precisam lidar com a desvalorização do real em relação ao dólar americano, inserir passeios sem custo no roteiro pode ser uma ótima pedida para equilibrar os gastos.
Dá para se divertir e economizar um bom dinheiro mesclando atrações pagas com opções gratuitas no roteiro.
Abaixo, separei uma lista com 15 atrações gratuitas em Nova York:
- Central Park
- Bryant Park
- The High Line
- Brooklyn Bridge
- Estátua da Liberdade – Balsa gratuita
- World Trade Center
- Times Square
- Rockefeller Center
- D.U.M.B.O. no Brooklyn
- Charging Bull – Touro de Wall Street
- Grand Central Terminal
- Biblioteca Pública de Nova York
- Oculus – World Trade Center Station
- Chelsea Market
- Little Island
No nosso canal tem um vídeo com dicas de atrações gratuitas em Nova York.

Central Park
O Central Park é um dos pontos turísticos mais icônicos de Nova York.
O local é perfeito para passear, tirar fotos e fazer piqueniques.
Vale a pena caminhar pelo parque e conferir suas várias atrações. O memorial Strawberry Fields, por exemplo, presta homenagem a John Lennon e fica próximo ao Dakota Building, prédio onde o ex-beatles morou em Nova York.
Leia no blog: 20 atrações no Central Park
Bryant Park
Muito bem localizado, próximo do Empire State Building e ao lado da Times Square, o pequeno parque oferece diversas atrações gratuitas todos os meses do ano e ainda tem wi-fi grátis.
No verão, o gramado do Bryant Park vira palco de cinema ao ar livre e apresentações teatrais.
Já durante a estação mais fria do ano, recebe um divertido rinque de patinação e uma feirinha natalina.
Leia no blog: Bryant Park em Nova York
The High Line
O West Side de Manhattan é um dos lugares que mais respiram arte urbana em Nova York.
E um dos motivos principais é o parque suspenso High Line, que mais parece uma galeria artística a céu aberto.
Ao longo de um percurso de dois quilômetros, o parque corta por cima todo o bairro do Chelsea, e é possível ver uma belíssima mistura de elementos antigos e novos da Big Apple.
Leia no blog: The High Line em Nova York
Brooklyn Bridge
Quem está procurando o que fazer de graça em Nova York certamente vai achar indicações relacionadas à Brooklyn Bridge. A travessia da ponte é um dos passeios mais legais da cidade.
Gaste a sola do tênis para fazer a caminhada com um pouco menos de 2km e ainda aproveite para conhecer mais alguns locais gratuitos do outro lado da ponte, como o Brooklyn Bridge Park e o bairro do DUMBO
Leia no blog: travessia da Brooklyn Bridge
Estátua da Liberdade – Balsa gratuita
Conhecer a Estátua da Liberdade é um passeio praticamente obrigatório em Nova York.
Mas sabia que existe uma balsa gratuita? ApesMemar de não fazer parada na Liberty Island, a embarcação passa a uma certa distância que dá para registrar algumas fotos de longe do monumento.
Esse trajeto não substitui a experiência de conhecer a ilha da Estátua da Liberdade, mas pode ser uma alternativa para quem não tem tempo para o passeio completo.
Leia no blog: Estátua da Liberdade em Nova York
Memorial do World Trade Center
Atualmente, o local que abrigava o prédios do World Trade Center é lar do Ground Zero, uma obra criada em homenagem às vítimas do atentado às torres gêmeas.
O memorial tem duas piscinas enormes e um mosaico com o nome de todas as pessoas que morreram na tragédia no dia 11 de Setembro. O acesso é gratuito e aberto todos os dias do ano.
Já o museu do 11 de Setembro é necessário adquirir o ingresso com antecedência e horário marcado.
Leia no blog: o que fazer no World Trade Center
Times Square
A região mais famosa da Big Apple não poderia ficar de fora da lista das melhores atrações gratuitas da cidade. O local é icônico, com diversas lojas temáticas e atrações, e atrai mais de 300 mil pessoas por dia.
A dica é tirar várias fotos e curtir a movimentação e a vibração da via, que já serviu de pano de fundo para vários filmes famosos.
Leia no blog: o que fazer na Times Square
Rockefeller Center
O observatório Top of the Rock do Rockefeller Center não é gratuito (mas, se você estiver disposto a gastar, vale a visita!). Entretanto, é possível conhecer o complexo mais luxuoso de Nova York sem pagar nada.
O local conta com várias lojas conceito e restaurantes, além das famosas bandeiras dos países.
No inverno, o destaque fica por conta do rinque de patinação e a árvore de Natal do Rockefeller Center.
Leia no blog: o que fazer no Rockefeller Center
D.U.M.B.O. no Brooklyn
Down Under Manhattan Bridge Overpass – mais conhecido como D.U.M.B.O – é uma dos bairros mais legais para visitar no distrito do Brooklyn.
É ali, na 25 Washington Street, que as pessoas se reúnem para tirar fotos incríveis com o Empire State Building ao fundo, alinhado exatamente embaixo da Manhattan Bridge.
Leia no blog: o que fazer no DUMBO
Charging Bull – Touro de Wall Street
Localizado no Bowling Green Park, em Lower Manhattan, o touro da bolsa de valores de Wall Street fica sempre lotado de turistas que querem tirar uma foto com a escultura.
Tudo isso, por causa de uma superstição. Reza a lenda que o touro representa sorte para quem encosta a mão em suas partes baixas e nos chifres. Se é verdade ninguém sabe, mas as fotos ficam bem engraçadas.
Leia no blog: touro de Wall Street
Grand Central Terminal
O maior terminal de trem do mundo é tão grandioso que é uma atração imperdível para conhecer em Nova York.
No subsolo tem um espaço gastrônomico com opções de restaurantes, além de banheiros que salvam os turistas.
Vale muito a pena a visita, principalmente para apreciar a sua incrível decoração com o teto pintado com as 12 casas do zodíaco.
Leia no blog: visita ao Grand Central Terminal
Biblioteca Pública de Nova York
Fundada em 1895, é a biblioteca mais famosa e importante dos Estados Unidos. Ali, é possível encontrar um acervo com mais de 50 milhões de livros, inclusive uma rara cópia da Bíblia de Gutenberg.
Quem assistiu o filme “Um dia depois de amanhã” já conhece um pouco a biblioteca por dentro.
A visita é totalmente gratuita e sugiro que você inclua no seu roteiro. Ah, e quando estiver lá, lembre-se de fazer silêncio, já que muitas pessoas trabalham, estudam e fazem pesquisas no local.
Leia no blog: biblioteca pública de Nova York
CHIP T-MOBILE | INTERNET ILIMITADA
Oculus – World Trade Center Station
Projetada pelo artista espanhol Santiago Calatrava, que também é responsável pelo visual do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o complexo “Oculus” abriga a World Trade Center Station, que fica ao lado do prédio One World Trade Center.
Quem vai ao local pode aproveitar para tirar fotos e passear pelo shopping Westfield, que tem lojas (incluindo uma Apple Store) e restaurantes. Destaque para uma unidade do mercado italiano Eataly.
Leia no blog: The Oculus em Nova York
Chelsea Market
Fãs de experiências gastronômicas precisam conhecer o Chelsea Market, que fica na antiga fábrica da Nabisco (marca que criou a famosa bolacha/biscoito Oreo).
Os charmosos corredores contam com comidas deliciosas de várias partes do mundo. No total, é possível explorar três pavilhões com mais de 50 restaurantes. A visita é ideal em dias de chuva, mas vai encontrar sempre lotado.
Leia no blog: Chelsea Market em Nova York
Little Island
Com entrada gratuita, o parque flutuante Little Island conquista o público com suas 132 colunas posicionadas em forma de tulipas às margens do Hudson River, no bairro do Chelsea.
Durante uma caminhada pelo local, é possível avistar pontos turísticos famosos da Big Apple, como o Empire State Building e o One World Trade Center. Vale muito a visita sem pagar nada!
Leia no blog: Little Island em Nova York
Roteiros em Nova York
Nova York é uma cidade que se renova constantemente. Por isso, até os viajantes que batem cartão na cidade encontram novas atrações a cada visita.
Como sempre há alguma novidade legal para conferir, a melhor opção é se planejar com antecedência.
A dica que sempre dou para quem vai vir para a cidade é organizar um roteiro por dia e região. Assim, fica mais fácil agrupar todas as atividades, além de economizar tempo e dinheiro.
Veja algumas sugestões de roteiros gratuitos em Nova York:
- Roteiro de 4 dias em Nova York
- Roteiro de 5 dias em Nova York
- Roteiro de 6 dias em Nova York
- Roteiro de 7 dias em Nova York
Leia também: o que fazer em Nova York
Passe de atrações em Nova York
Apesar do enorme número de atrações gratuitas em Nova York, é difícil passar pela cidade sem visitar algum ponto turístico pago. A boa notícia é que dá para economizar muito com os passes de atrações.
O New York SightSeeing Pass, por exemplo, permite acessar mais de 100 atividades – você só precisa escolher pela quantidade de atrações desejadas e se visitar do jeito que quiser dentro do período da sua viagem.
A economia chega a até 40% em comparação ao valor dos ingressos comprados avulsos nas bilheterias.
E você consegue economizar ainda mais comprando o passe, versão FLEX, com um desconto exclusivo do blog de 20% no site oficial. Basta usar o cupom DICASNOVAYORK na modalidade FLEX.
Clique aqui para informações e valores
Guia de Bairros de Nova York
O Dicas Nova York tem um e-book com mais de 200 páginas com todas as informações que você precisa para conhecer melhor a cidade. No e-book você encontrará:
- Dicas testadas e aprovadas nos 5 distritos da Big Apple;
- Panorama geral sobre os principais bairros;
- Listas do que fazer em Nova York, onde comer e onde ficar;
- Como utilizar o metrô;
- Uso do Google Maps na locomoção diária;
- Cupons de descontos para economizar.
Clique aqui para adquirir o Guia de Bairros de Nova York
O Guia de Bairros de Nova York é sempre atualizado e totalmente interativo, para navegação em qualquer celular, tablet ou computador.
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
GUIA DE BAIRROS: e-book com dicas do que fazer, onde comer e onde ficar
INGRESSOS: atrações de Nova York em reais e cancelamento grátis
CHIP EUA: compre no Brasil com 10% de desconto. Cupom DICASNOVAYORK
SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 15% de desconto.
MELHOR PASSE DE ATRAÇÕES: Go City 5% desconto. Cupom GO5DICAS
HOSPEDAGEM: lista com os melhores hotéis para ficar em Nova York
TRANSFER AEROPORTO: com motorista brasileiro e atendimento personalizado
CONTA EM DÓLAR: de graça na NOMAD e ganhe até $20. Cupom DICASNOVAYORK