Brooklyn New York: dicas do que fazer no bairro

brooklyn new york

Foi-se o tempo que o Brooklyn New York era um lugar perigoso, exclusivamente residencial e sem nada para o turista fazer.

Hoje em dia, a região mais populosa da cidade é repleta de atividades e é uma alternativa de hospedagem com excelente custo-benefício.

Recomendo dedicar um dia do seu roteiro para aproveitar as principais atrações do Brooklyn. Garanto que você não vai se arrepender!

Leia no blog: mapa de Nova York


BROOKLYN NEW YORK É PERIGOSO?


brooklyn new york

Antes de listar o que fazer no Brooklyn, é bom esclarecer que a fama de lugar violento, muitas vezes retratadas nos filmes e seriados, ficou totalmente no passado.

Quem já assistiu o seriado “Todo mundo odeia o Chris”?

O personagem de Chris Rock vive em Bedford–Stuyvesant – popularmente chamado de Bed-Stuy – um distrito longínquo do Brooklyn, onde as pessoas trabalham muito, ganham pouco e ainda sofrem as consequências do descaso das autoridades. Muito parecido com o Brasil… 🙁

O local existe de verdade, as casinhas com escadas na porta conhecidas como “Brownstones” estão lá, os moradores ainda são pobres, mas a violência não é mais um traço marcante.

Claro que, por ser um bairro muito populoso, ainda há alguns lugares perigosos, principalmente nos distritos mais afastados e nada turísticos.

brooklyn new york

Essa mudança drástica é consequência da revitalização profunda que acontece no Brooklyn New York nos últimos 20 anos, devido a chegada de novos moradores e de grandes empresas.

Fora isso, as construtoras viram no bairro vizinho de Manhattan uma grande oportunidade de novos empreendimentos imobiliários, o que aumentou o custo de vida na região. Esse fenômeno conhecido como gentrificação é cada vez mais comum em Nova York.

brooklyn new york

Sem dúvidas, o grande beneficiado com todas essas mudanças foi o turismo, porque abriu espaço para conhecer áreas poucos exploradas e o surgimento de novas atividades para fazer.

Destaque para as regiões de Downtown Brooklyn, D.U.M.B.O., Prospect Park e Williamsburg, atualmente muito seguras para os visitantes e ideal para visitar em qualquer época do ano

Leia também: onde ficar no Brooklyn


O QUE FAZER NO BROOKLYN


brooklyn new york

Na lista de atividades é possível perceber que a grande maioria dos pontos turísticos é ao ar livre ou totalmente gratuito.

Essa é apenas uma das características do bairro que ainda conta com vistas espetaculares de Manhattan e muitas atividades culturais.

Dedique um dia do seu roteiro exclusivamente para explorar o Brooklyn New York, de preferência um sábado ou domingo, será uma experiência inesquecível.

No mapa tem todas as atividades destacadas, para facilitar a localização.



TRAVESSIA DA BROOKLYN BRIDGE


brooklyn new york

Tudo começa na Brooklyn Bridge. A porta de entrada para o bairro foi por muito tempo a única atração que os turistas se aventuravam a fazer.

A travessia de quase 2km é repleta de sensações e acompanhada de uma vista espetacular do skyline de Manhattan.

Vista um tênis confortável para curtir o passeio a pé ou alugue uma bicicleta para fazer o trajeto pela ciclovia da ponte.

Leia no blog: travessia da Brooklyn Bridge


BROOKLYN BRIDGE PARK


brooklyn new york

O Brooklyn Bridge Park é um verdadeiro oásis urbano, ideal para fazer um piquenique ou apenas descansar após a travessia da ponte do Brooklyn e aproveitar a vista de Manhattan.

É no parque que está localizado o Jane’s Carousel, construído em 1922 e totalmente restaurado, diversão para a criançada enquanto os pais descansam.

brooklyn new york

Do Brooklyn Bridge Park – Pier 1 saem os ferries em direção a Manhattan e Williamsburg, um transporte público cada vez mais utilizado e que custa apenas $2,75. Vale muito a pena!


D.U.M.B.O.


d.u.m.b.o

D.U.M.B.O. é um dos lugares mais procurados pelos turistas no Brooklyn New York.

O nome é uma abreviação para “Down Under Manhattan Bridge Overpass” – passagem embaixo da Manhattan Bridge – e a região, apesar de revitalizada, mantém os prédios e ruas com as características originais, uma mescla do antigo com o moderno.

brooklyn new york

Destaque para o endereço na 25 Washington Street, um dos pontos turísticos mais disputados para fotos, porque é ali que um dos arcos da Manhattan Bridge faz um ângulo perfeito com o Empire State Building ao fundo. Espetacular!

Também é embaixo da Manhattan Bridge que acontece aos domingos a Brooklyn Flea – de abril a outubro – uma feirinha com opções gastronômicas, venda de produtos antigos e brechó de roupas. Uma versão alternativa à feira de Smorgasburg que acontece aos sábados em Williamsburg.

Leia no blog: D.U.M.B.O no Brooklyn


BROOKLYN TABERNACLE | IGREJA COM CORAL


the brooklyn tabernacle

Nos domingos pela manhã, o Brooklyn New York fica lotado de visitantes para assistir um tradicional culto na Brooklyn Tabernacle.

O grande atrativo da igreja é o talentoso coral, um dos mais premiados dos Estados Unidos, com dezenas de integrantes e muita animação.

É necessário chegar com antecedência para assistir o culto das 9h da manhã, porque a igreja fica bem cheia, principalmente de turistas que buscam curtir a experiência.

Leia no blog: informações da Brooklyn Tabernacle


PROSPECT PARK


Você sabia que o Central Park tem um irmão? Trata-se do Prospect Park no Brooklyn.

Fundado em 1867, o parque foi projetado por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, os mesmos designers que criaram o Central Park em Manhattan.

brooklyn new york

O Prospect Park é gigantesco. Destaque para as ciclovias internas, diversos monumentos, um enorme lago e o Prospect Park Zoo, um pequeno zoológico ideal para levar as crianças.

Aos domingos – de abril a outubro – o parque abriga a feira gastronômica Smorgasburg com mais de 100 vendedores de comidas típicas. Imperdível!


CHIP T-MOBILE COM INTERNET ILIMITADA

Compre o chip no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet no celular


BROOKLYN BOTANIC GARDEN


brooklyn botanic garden

O jardim botânico do Brooklyn é um dos lugares mais incríveis para visitar em Nova York, principalmente durante o florescer das cerejeiras.

Localizado ao lado do Prospect Park, o Brooklyn Botanic Garden é interessante para visitar em qualquer época do ano e sempre tem atividades especiais no calendário.

brooklyn botanic garden

Destaque especial para o festival conhecido como “Sakura Matsuri Cherry Blossom Festival”, para comemorar as cerejeiras floridas e acontece na última semana de Abril com várias atividades, comidas típicas da Ásia e muito mais.

Leia no blog: Brooklyn Botanic Garden

 


NEW YORK TRANSIT MUSEUM


brooklyn new york

Fundado em 1976, o New York Transit Museum conta a história do transporte público de Nova York, orgulho dos moradores e responsável pela incrível mobilidade da cidade.

O museu foi construído a partir de uma estação de metrô e é uma viagem no tempo com ônibus e vagões de metrô antigos, além de memorabilia para contar a evolução dos transportes na cidade.

Recomendo o passeio para adultos e crianças.

O museu não abre às segundas-feiras.

Entrada: $10 – adultos | $5 crianças
Horários: Terça à quintas das 10h às 16h | Sábado e domingo das 11h às 17h
Endereço: 99 Schermerhorn St – Brooklyn


FULTON STREET MALL


fulton street mall

A Fulton Street está localizada em Downtown Brooklyn, muito próxima da Brooklyn Bridge, e é destino para economizar em lojas de marcas famosas e também marcas locais.

O maior centro comercial do Brooklyn é um verdadeiro outlet a céu aberto, visto que os valores são mais baixos do que as lojas de Manhattan e vale muito a pena para compras.

Para quem gosta de experimentar sabores diferentes, recomendo o Dekalb Market Hall, espaço gastronômico com culinária de vários tipos e de lanchonetes exclusivas do Brooklyn.

Leia no blog: Fulton Street Mall no Brooklyn


BARCLAYS CENTER | ARENA DE EVENTOS


brooklyn new york

A arena é a casa oficial da franquia de basquete da NBA – Brooklyn Nets e da franquia de hockey no gelo da NHL – New York Islanders.

De fácil acesso de metrô – a estação Atlantic Avenue fica praticamente na porta – o Barclays Center tem um calendário recheado de shows e eventos.

Recomendo consultar a agenda de apresentações e adquirir os ingressos com antecedência para garantir o seu lugar e pagar mais barato.

Leia no blog: calendário do Barclays Center


WILLIAMSBURG | BAIRRO DA MODA


brooklyn new york

Williamsburg é outro exemplo de local que passou por uma “revitalização” e agora é um dos lugares mais descolados de Nova York.

Frequentado por artistas, hipsters, jovens e uma galera moderna, o bairro está localizado ao norte do Brooklyn e de fácil acesso de metrô, porém não é próximo da Brooklyn Bridge para ir a pé.

As pequenas ruas de Williamsburg ficam lotadas de turistas aos finais de semana para aproveitar os diversos bares, restaurantes e atrações.

Por mais que receba muitos turistas, o passeio ainda está fora do circuito tradicional da Times Square e é uma alternativa para colocar no roteiro.

Leia no blog: Williamsburg no Brooklyn


BROOKLYN BREWERY | CERVEJARIA


brooklyn brewery

Considerada uma das melhores cervejarias dos Estados Unidos, a Brooklyn Brewery é o maior orgulho de Williamsburg, porque foi fundada no bairro de forma totalmente independente.

Hoje as criações da marca são produzidas em larga escala e importadas para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil.

brooklyn brewery

Aos finais de semana, a cervejaria abre as portas para receber – de forma limitada e controlada por meio de senha – para os visitantes degustarem as cervejas e participarem de uma tour guiado gratuito.

A Brooklyn Brewery é uma das minhas cervejas favoritas e o passeio é muito legal. Entrada somente para maiores de 21 anos.

Leia no blog: cervejaria Brooklyn Brewery


SMORGASBURG | FEIRA GASTRONÔMICA


Um dos principais motivos da popularidade de Williamsburg é a feirinha gastronômica de Smorgasburg.

O evento acontece ao ar livre aos sábados de abril a outubro no East River State Park, parque com vista espetacular para Manhattan.

brooklyn new york

A Smorgasburg não para de crescer e já tem mais de 100 vendedores das mais variadas culinárias e muitas novidades exclusivas.

O parque tem algumas mesas e cadeiras, porém o pessoal gosta mesmo é de sentar no gramado ou nas pedras para apreciar o visual.

Leia no blog: feira gastronômica Smorgasburg


BROWNSTONES | CASINHAS CLÁSSICAS



Uma das características marcantes do Brooklyn New York são as casinhas semelhantes e com uma escadaria na porta chamadas de “Brownstones”.

Esse tipo de arquitetura era muito popular para economizar, visto que todas as casas eram construídas do mesmo material e praticamente iguais.

brooklyn new york

Hoje em dia, uma “Brownstone” pode custar milhares ou até milhões de dólares, de acordo com a sua localização no próprio bairro do Brooklyn.

Para conhecê-las não é preciso ir até a distante Bed-Stuy – bairro do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” – há muitas casinhas a poucos metros da Brooklyn Bridge para tirar fotos, porém respeite os moradores e evite subir nas escadas para não “invadir” a propriedade privada.

A localização exata do mapa é na 42 Willow Street, em Brooklyn Heights.




CONEY ISLAND | PRAIAS


coney island em nova york

O bairro do Brooklyn New York é tão incrível que tem até praias.

Localizadas no extremo sul e de fácil acesso de metrô, Coney Island se destaca pelas infraestrutura e pelas atividades oferecidas aos visitantes durante a primavera/verão.

É em Coney Island que está instalado um dos parques diversões mais antigos dos Estados Unidos e que mantém a tradição com brinquedos diferentes e fora do convencional.

brooklyn new york

O passeio para as praias é recomendado de abril a outubro, quando o parque está aberto e as temperaturas estão propícias para o clima litorâneo.

Nos outros meses, a praia fica praticamente vazia, frequentada apenas por moradores e alguns turistas perdidos, porque o Luna Park fica fechado para manutenção.

Leia no blog: Coney Island no Brooklyn


Essas são as principais atividades para incluir no seu roteiro do Brookyn New York.

O bairro é incrível, tem uma atmosfera fantástica se reinventa a cada ano com muitas novidades, por isso não deixe de visitar.

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário.

🙂


PLANEJAMENTO DE VIAGEM

INGRESSOS: entrada para as principais atrações em reais e 6 vezes sem juros.

CHIP: compre o chip no Brasil com 10% de desconto para chegar nos EUA com internet no celular.

SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 5% de desconto.

HOSPEDAGEM: lista dos hotéis mais reservados pelos brasileiros em Nova York.


Jornalista de formação e apaixonado por esportes americanos. O Dicas Nova York é o seu espaço para compartilhar informações e experiências, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

Seja o primeiro a comentar