Metrô de Nova York: como usar e como funciona

metro de nova york

Com 368 km de extensão, o metrô de Nova York é o quinto maior sistema metroviário do mundo, e tem ampla cobertura em quase todas as regiões de New York City.

Construído em 1904, é o meio de transporte mais utilizado pela população e pelos turistas, por ser muito prático e econômico, ideal para fugir do trânsito da cidade.

Entender o imenso mapa parece ser complicado para quem vai viajar pela primeira vez para a Big Apple, mas é mais simples do que dizem por aí. Pode acreditar!

Não vou criticar ou apontar defeitos do sistema, que sofre muito os reflexos do tempo da sua construção e por não ser moderno como em outros países desenvolvidos.

Porém, esse post tem o objetivo central tirar todas as dúvidas dos viajantes e explicar o seu funcionamento, porque o metrô de Nova York ainda é a melhor opção para o dia a dia.

Leia também: mapa de Nova York

 


METRÔ DE NOVA YORK


metro de nova york

O sistema metroviário de Nova York funciona 24 horas, todos os dias da semana, e é composto por 36 linhas e 472 estações distribuídas por toda cidade.

Apenas Staten Island não é atendida pelo metrô, mas isso não é problema, porque o distrito não tem muitas atrações para os turistas, por ser predominantemente residencial.

Importante mesmo saber que os principais pontos turísticos contam com estações de metrô próximas e bem sinalizadas, porque a cidade investe muito no turismo.

Quem já viajou ou mora em grandes metrópoles vai ter um pouco mais familiaridade para entender o metrô, mas não se preocupe se também achar o sistema complexo. É normal!

Não ligue também caso se perca ou utilize algum trem errado durante a viagem. Faz parte da imersão cultural e pode-se dizer que até moradores se confundem.

O melhor mesmo é tentar entender ou ao menos aprender o básico de como funciona o mapa metroviário para chegar nos lugares com tranquilidade durante sua viagem.

 


MAPA DO METRÔ DE NOVA YORK


metro de nova york

Nesse link tem o mapa completo do metrô de Nova York em PDF, para ter uma noção básica, mas não se assuste, vou explicar em detalhes o funcionamento.

Ao consultar o mapa é possível perceber que as linhas trabalham na vertical e na horizontal, essa característica ajuda no entendimento geral do sistema metroviário.

Não é preciso fazer o download no celular, porque o mapa está disponível para consulta em todas estações e dentro do vagões dos trens, caso tenha alguma dúvida.

 


COMO FUNCIONA O METRÔ DE NOVA YORK


metro de nova york

O metrô funciona 24 horas, porém nem todas as linhas atendem as estações em determinados horários, principalmente após às 22h, quando o sistema trabalha em regime de contingência, para manutenção das estações.

Não saia da sua hospedagem sem consultar previamente o trajeto a ser realizado, para não perder tempo do seu roteiro.

 


LINHAS DO METRÔ


metro de nova york

As linhas do metrô de Nova York são divididas em local e expressa.

A diferença é que a LOCAL tem muito mais paradas, algumas bem próximas uma das outras.

Já as linhas EXPRESS são muito utilizadas para quem quer chegar rápido em pontos estratégicos, porque o trem passa direto em várias paradas.

Como saber qual o trem é expresso ou local?

Ao entrar na estação, verifique as sinalizações na plataforma com indicações sobre os trens locais ou expressos.

Na dúvida, utilize sempre o local, porque terá menos chances de errar.

Atente-se que muitos trens locais mudam para expressos em alguns horários de pico ou de madrugada. Por isso, consulte sempre as plaquinhas indicativas ou no Google Maps.

 


PRINCIPAIS LINHAS DE MANHATTAN


metro de nova york

Existem 3 principais linhas que cortam a ilha de Manhattan de Norte a Sul, e com estações para atender a maioria dos pontos turísticos. São elas:

1, 2 e 3 – Vermelha

Sua extensão tem como característica atender o Upper West Side – oeste do Central Park – e a estação de trem da Penn Station.

A linha 1 (local) é muito utilizada para ir à Estátua da Liberdade no sul de Manhattan.

As linhas 2 e 3 são utilizadas para ir até o bairro do Harlem.

 


4, 5 e 6 – Verde

Atende o Upper East Side – leste do Central Park – com paradas estratégicas em vários pontos turísticos da cidade, inclusive a extensão da Quinta Avenida.

A linha 6 é local, ou seja, tem mais paradas nas estações e mais recomendada.

 


A, C e E – Azul

É a linha mais utilizada pelos turistas, porque atende as principais atrações como Central Park, Greenwich Village, World Trade Center e Brooklyn (próximo da ponte).

Dentro de Manhattan, utilize mais a linha C (local), porque tem mais paradas.

 


Demais linhas importantes


Expliquei as três principais linhas de metrô, dentro de Manhattan, porém existem diversas outras linhas importantes. Destaques para:

L – Cinza

Essa linha atende o norte do Brooklyn e o distante bairro de Bushwick. É uma das mais movimentadas, porque é um dos únicos acessos a essas duas regiões.

O trajeto da linha L tem manutenção precária, por isso é muito comum enfrentar atrasos e até cancelamento de trens, principalmente aos finais de semana e madrugadas.

 


7 – Roxa

A linha que atende o Queens tem a característica de ser o principal meio de transporte para os jogos do US Open (tênis) e do New York Mets (baseball).

Dentro de Manhattan a estação final Hudson Yards é muito frequentada para visitar o parque suspenso The High Line e a região dos piers do Hudson River.

 


ESTAÇÕES DO METRÔ


metro de nova york

Diferentemente do sistema metroviário das grandes capitais brasileiras, em Nova York cada esquina tem uma estação de metrô, a grande maioria subterrânea, com apresentação bem simples e sem escada rolante.

Nem todas as linhas tem intersecções umas com as outras, porém existem algumas estações-chaves que servem de transferências entre os trens. As mais utilizadas são: 42th Street (Times Square), 34th Street (Penn Station) e 14th Street (Union Square).

A dica é prestar atenção antes de descer as escadas das estações, porque muitas paradas atendem apenas um tipo de trajeto na plataforma, seja ele Uptown ou Downtown, sem acesso aos dois sentidos, como estamos acostumados no Brasil.

Uptown: sentido norte de Manhattan, Bronx e o Queens.

Downtown: sentido sul de Manhattan e o Brooklyn.

metro de nova york

Se você entrar em uma estação com a sinalização apenas de Downtown, o trajeto do trem será para o sul da ilha, ou seja, você não vai conseguir ter acesso ao trem para o norte. Nesse caso, será necessário sair da estação e procurar entrar no sentido correto.

Parece confuso, não é verdade? Porém, esse  é um aprendizado que não adianta explicar muito, basta chegar em Nova York para entender o funcionamento.

As estações maiores permitem acesso as outras plataformas, sem precisar sair da estação.

Destaque para o metrô de Nova York é que todas as estações tem conexão de wi-fi gratuito para os usuários enquanto aguardam na plataforma. Basta conectar e utilizar o smartphone.

 


CHIP T-MOBILE COM INTERNET ILIMITADA

Compre o chip no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet no celular

 


SINALIZAÇÕES NAS ESTAÇÕES


O metrô de Nova York é muito bem sinalizado e tem alguns macetes que só depois de algum tempo é possível observar para evitar erros.

metro de nova york

Luz indicativa

Nas escadarias de algumas estações do metrô tem um sinaleiro na cor verde, é que um aviso para informar se a estação está aberta ou fechada.

Se a luz estiver acesa em verde, está aberta e pode entrar normalmente.

metro de nova york

Essa sinalização é muito importante, porque muitas entradas fecham durante a noite por motivos de segurança, manutenção e controle de fluxo das pessoas.

Algumas estações tem a indicação de “ONLY METROCARD ACCESS”, ou seja, você precisa já ter o bilhete do metrô para acesso, porque não tem bilheteria e nem máquina automática para vendas de bilhetes.

 


metro de nova york

Placas nas plataformas

Nunca entre no trem sem observar as placas indicativas nas plataformas, principalmente, para verificar se a linha é local ou expressa.

No exemplo da foto indica que a linha B – Laranja é EXPRESS para Brighton Beach nos dias da semana e no período da noite, ou seja, tem menos paradas nas estações.

Já a linha Q – amarela também vai para Brighton, porém é LOCAL até Coney Island, em qualquer período, com mais paradas em todo o trajeto e ponto final em Brighton Beach.

Quando a sinalização indica “LATE NIGHT” é porque a linha tem seu itinerário alterado no final da noite e vai atender apenas em algumas estações específicas.

Esse cuidado é importante para não pegar o metrô errado e evitar contratempos.

 


metro de nova york

Indicação nos trens

Todos os trens do metrô tem a indicação da cor e número ou letra da linha.

Verifique se é a linha correta antes do embarque, porque vários trens utilizam-se da mesma plataforma, e é muito fácil confundir e entrar no vagão errado.

 


metro de nova york

Planned Work

São avisos pendurados nas estações para alertar sobre mudança eventual de itinerário por causa de manutenção ou qualquer outro motivo.

No começo, todos podem achar um pouco complicado de entender, admito que só leio esses avisos quando o trem está com problemas, mas o importante é entender as letras maiores, com explicação sobre alguma ocorrência importante.

Nesse exemplo, o cartaz explica que as linhas B e C não vão parar na estação 72St Street, durante o período mencionado, e será necessário utilizar uma estação alternativa mais próxima.

 


METROCARD: BILHETE DO METRO


metro de nova york

O METROCARD funciona em todas as linhas de metrô e também do transporte público de Nova York, inclusive os ônibus que circulam pela cidade.

O bilhete magnético não funciona nos trens e nem nos ônibus do transporte público de New Jersey, porque apesar de próximo de Nova York, trata-se de outro Estado dos EUA.

Não tem como viajar a Nova York e não comprar um METROCARD, porque o bilhete é forma mais econômica e prática para acesso ao transporte da cidade.

Cuide bem do seu bilhete para não deixar o junto com outros cartões, porque a tarja magnética é muito sensível e pode ter problemas para utilizar nas catracas.

 


COMO COMPRAR O METROCARD


metro de nova york

O bilhete é vendido nas máquinas automáticas nas estações do metrô, super simples de utilizar e aceitam dinheiro ou cartão de crédito internacional.

O METROCARD avulso custa $1 dólares e é vendido em duas opções:

Pay-per-ride

É a opção recarregável, para colocar até $80 dólares de crédito e pagar a entrada avulsa.

O custo é de $2,75 por cada utilização na catraca.

Um bilhete pode ser utilizado por várias pessoas, desde que tenha crédito para tal.

Indicado para quem vai ficar menos de 4 dias e pretende utilizar pouco deslocamentos.

Unlimited Ride

É a modalidade do METROCARD mais utilizadas pelos moradores e turistas.

Permite utilizar o bilhete de forma ilimitada, quantas vezes conseguir, dentro do período contratado.

O METROCARD ilimitado é comercializado nas opções:

7-Day Unlimited Pass: $32 dólares + $1 do bilhete

30-Day Unlimited Ride MetroCard: $121 + $1 do bilhete.

metro de nova york

Para evitar fraudes, é permitida apenas uma utilização na catraca a cada 20 minutos, ou seja, esse tipo de METROCARD é individual e não pode ser compartilhado.

Caso o período de utilização termine e você ainda precisa ficar alguns dia, porém não quer comprar outro passe ilimitado, é possível fazer recargas eventuais Pay-per-ride no bilhete.

Para saber qual a data de expiração do período contratado, basta utilizar o METROCARD na catraca e verificar no visor a data de término.

 


APLICATIVOS DO METRÔ


metro de nova york

Sabe tudo que escrevi e expliquei até agora sobre o metrô de Nova York, parece complicado, mas fica tudo mais simples se utilizar um aplicativo no celular.

Existem dezenas de aplicativos para IOS e ANDROID. Recomendo apenas:

 


GOOGLE MAPS


Não dá para utilizar o metrô de Nova York sem consultar o Google Maps!

Sinceramente, não costumo nem observar as placas de sinalização, porque as informações do aplicativo são tão seguras e atualizadas em tempo real, que é só acompanhar a indicação.

metro de nova york

Para utilizar, basta criar uma rota com o endereço de origem e de destino, e o Google Maps informa o melhor caminho a pé e transporte público, inclusive com o tempo do trajeto.

No exemplo das fotos tem uma simulação do hotel ROW NYC até o Empire State.

metro de nova york

Nesse tempo estimado, já está calculado o horário do trem na estação mais próxima, com a melhor linha e local para desembarque.

Se você não tem o Google Maps no celular, pode fazer o download, porque o aplicativo é em português e vale muito a pena.

 


NEW YORK SUBWAY APP


metro de nova york

O aplicativo oficial da MTA City Transit, empresa que administra o transporte público na cidade, é mais completo que o Google Maps porque tem mapas do sistema, informações de manutenção, mudanças de trajetos e alertas enviados de acordo com a localização.

Todas essas informações são muito importantes para quem mora e depende de alguma linha específica no seu dia a dia.

Para o turista que tem dificuldade com inglês e precisa apenas chegar no local desejado, o Google Maps é bem mais efetivo.

 


CHIP DE INTERNET ILIMITADA


internet ilimitada nos estados unidos

Todas as estações do metrô de Nova York disponibilizam conexão wi-fi gratuita para os usuários, porém a internet não funciona dentro dos trens e fora das plataformas.

Para maior comodidade, indico sempre comprar um chip de celular para utilizar a conexão de 4G/LTE em todos os momentos da viagem e não depender de wi-fi na rua.

O chip é realmente um grande facilitador para consultar mapas, endereços, horários das atrações, enviar mensagens, postar nas redes sociais e etc.

Recomendo comprar o chip antes da viagem, para chegar em Nova York com a internet já habilitada para utilização e com conexão no celular.

Todos os leitores do blog tem 10% de desconto na compra do chip com internet ilimitada da T-Mobile, por meio da empresa BestBuySIM, que entrega em qualquer endereço do Brasil.

Clique aqui para comprar o chip de celular

O link já está com desconto de 10% que será calculado na tela do pagamento.

A compra no site é segura e a compra é realizada em dólar. A compra antecipada facilita para não ir em uma loja em Nova York e perder tempo durante a viagem.

No blog tem post com minha experiência com o chip da T-Mobile e todas as dicas.

 


O metrô de Nova York é a melhor forma de economizar nos deslocamentos na cidade.

Não tenha medo de utilizar o transporte, porque faz parte das atrações da Big Apple.

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário.

 

🙂


PLANEJAMENTO DE VIAGEM

INGRESSOS: entrada para as principais atrações em reais e 6 vezes sem juros.

CHIP: compre o chip no Brasi com 10% de desconto e chegue nos EUA com internet no celular.

SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 5% de desconto.

HOSPEDAGEM: lista dos hotéis mais reservados pelos brasileiros em Nova York.


Jornalista de formação e apaixonado por esportes americanos. O Dicas Nova York é o seu espaço para compartilhar informações e experiências, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

6 Comments

  • Responder outubro 15, 2018

    Gustavo Paschoal

    Muito legal as dicas, sempre acompanho suas redes sociais! Uma dúvida, com chip de internet poderei fazer ligações pelo whatsapp ou outro aplicativo?
    Sobre o metrô, ando bastante aqui em sp, acredito que não terei tanta dificuldade assim. Vou em dezembro e volto em janeiro, tem alguma atividade em especial que é ideal fazer nesse período?
    Abraços!

    • Responder outubro 15, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Gustavo, tudo bem?

      Que demais, fico muito feliz em saber que acompanhar minhas dicas.

      Sim, o chip de internet pode ser utilizado para ligações via whatsapp, facetime, skype e demais programas que utilizam os dados do celular.

      Se você mora em SP e utiliza bastante o metrô, não vai ter dificuldades e o chip ajuda bastante a saber os horários do trens e a melhor estação para utilizar.

      Quanto ao que fazer na época da sua viagem, no blog tem posts sobre esses meses com dicas e informações: https://dicasnovayork.com.br/o-que-fazer-nova-york/

      Obrigado.

  • Responder agosto 19, 2018

    Willian Felipe

    Olá Fabio, tudo bem?

    Eu e minha noiva gostamos muito do seu trabalho, acompanhamos você em todas redes sociais.

    Sou de São Paulo, capital. Ando muito de transporte público aqui. Estamos programando para ir pra NYC, pelo seu post não teremos tantas dificuldades para andar de metrô 🙂

    O que seria o PATH? Posso ir para Newark usando o metrô card?

    Obrigado

    • Responder agosto 19, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Willian, tudo bem?

      Que demais, sempre é um prazer ajudar e saber que gostam do meu trabalho! 🙂

      O metrô de Nova York não tem segredos, acredito que você não terá dificuldades e use sempre o celular para saber qual linha e estação utilizar.

      O PATH é um trem que atende New Jersey e é muito seguro. Você pode ir para Newark com o PATH, porém ele não aceita o METROCARD ilimitado, apenas o pay-per-ride.

      Caso precise comprar um bilhete do PATH, ele custa $2,75 por viagem avulsa.

      Obrigado.

  • Responder agosto 18, 2018

    Nelson

    Olá, Fábio! Realmente, seu blog é fantástico! Queria tirar uma dúvida, se possível …. estou proximo a Tuckahoe Station e queria saber qual o meio mais barato para chegar a NYC, usando o METEOCARD… você poderia me ajudar? Estou aqui com minha esposa e minha filha de 3 anos. Muito obrigado desde já!

    • Responder agosto 19, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Nelson, tudo bem?

      Muito obrigado pela mensagem e por acompanhar o blog. 🙂

      No seu caso, será necessário utilizar o trem de Nova York, porque o metrô não tem abrangência nessa região.

      Obrigado.

Leave a Reply