Neve em Nova York: quando acontece e tudo que você precisa saber

neve

A neve é a atração mais procurada pelos brasileiros que vão no inverno para Nova York.

Essa curiosidade é normal, porque muitos filmes mostram Nova York coberta de neve, com um clima romântico do Central Park, as pessoas protegidas do frio e tudo mais. Isso existe e acontece de verdade na Big Apple!

A notícia ruim é que a ocorrência meteorológica não acontece sempre, e é mais recorrente apenas nos meses mais frios do ano que são janeiro e fevereiro.

A verdade mesmo é os flocos de neve caindo do céu é um fenômeno eventual em Nova York, e não acontece todos os dias do inverno.

Leia no blog: o que fazer no inverno em Nova York

Já o gelo formado nas ruas e calçadas depois de uma nevasca, esse é mais comum, porque as baixas temperaturas não permitem o derretimento, e esse gelo sujo fica por acumulado por semanas até derreter.

 


QUANDO TEM NEVE EM NOVA YORK?


Apenas para lembrar, o inverno nos Estados Unidos começa oficialmente dia 21 de dezembro e termina 21 de março, só que isso não significa que vai nevar todos os dias.

Qualquer pergunta específica que envolve a previsão do tempo é sempre uma incógnita, porque as temperaturas no mundo andam tão malucas que até os Estados Unidos, que tem as estações do ano bem definidas, sofrem com os impactos.

O que posso afirmar é que janeiro e fevereiro tem as menores médias de temperaturas do ano e, consequentemente, acontecem mais ocorrências de neve.

Já Dezembro e Março são meses de transição de estação, o que deixa a previsão do tempo mais indefinida, com elevações e quedas bruscas dos termômetros.

Leia também: estações do ano em Nova York

Sei que dezembro muitos turistas visitam a cidade a procura de neve, por causa das tradicionais comemorações de Natal e todo clima criado pela data.

natal

Só que nem tudo é verdade! Nova York fica sim super iluminada, com atrações natalinas por todas as partes, muitas cores e um clima muito gostoso que só existe por aqui.

Mas a tão procurada neve, sempre recorrente nos filmes, nem sempre ocorre todos os dias de Dezembro, para dizer a verdade ela é bem esporádica durante o último mês do ano.

Tudo porque até dia 21 de dezembro ainda é outono, com médias de 5 graus Celsius, o que já é muito frio, principalmente por causa do vento gelado, mas não suficiente para nevar.

 


Sempre acontecem casos extremos e vou contar dois recentes:

1) No dia 25 de dezembro de 2015, as temperaturas marcaram a meia noite inacreditáveis 19 graus Celsius e era possível ver gente de bermuda e camiseta nas ruas. Sem exageros…

Tudo culpa de uma onda de calor absurda que atingiu a costa oeste americana e elevou as temperaturas, que parecia até verão americano.

2) Em 2017, a neve chegou no dia 09 de dezembro, decorrente de uma frente fria extrema, que derrubou as temperaturas e com a ajuda do clima úmido, nevou muito em Nova York.

Por essas e outras que é impossível prever e cravar quando vai nevar.

 


Já contratou o seu Seguro Viagem?

Cotação em mais de 10 seguradoras, com garantia de melhor preço e em até 12 vezes sem juros.

 



MESES DE NEVE EM NOVA YORK


neve

Todos os quatro meses do inverno estão propensos a neve, porém é no auge da estação – janeiro e fevereiro – que a ocorrência meteorológica é mais recorrente.

Segue uma breve explicação sobre os meses do inverno, baseada na minha experiência:

Atenção! Não sou nenhum expert em meteorologia, todos os dados foram baseados nas minhas experiências anteriores e também em dados do site Weather.com.


Dezembro

Mês gelado, com temperaturas médias abaixo de 3 graus Celsius, com ocorrência bem eventual de neve, e (quando tem) mais para o final do mês.


Janeiro

Tem temperaturas mínimas média de -4 graus Celsius e mais de 10 dias com ocorrência de chuva e, consequentemente, mais dias com neve.


Leia também: previsão do tempo em Nova York


Fevereiro

Com temperaturas mínimas média de -3 graus Celsius e mais de 9 dias com ocorrência de chuva e neve recorrente.


Março

É o mês mais “quente” do inverno, com média de 0 graus Celsius de temperatura e pouquíssima neve, só em ocasiões extremas de uma frente fria ou algo parecido.

 


ENTÃO, VOU OU NÃO VOU VER NEVE?


herald square

Como sempre repito no blog, é impossível fazer qualquer previsão do tempo, mesmo no clima temperado do hemisfério norte que é mais definido que o clima tropical brasileiro.

Importante é programar sua viagem com antecedência e conhecer bem a temperatura média nos dias que você vai estar na cidade, para não ter surpresas ou decepções.

Se você quer ver muita neve, recomendo passar o dia em uma estação de ski, existem várias ao redor de Nova York e nas montanhas tem sempre neve, de novembro a março.

Leia no blog: experiência na estação de ski de Mountain Creek.

Espero ter ajudado para desmistificar as dúvidas sobre neve em Nova York.

Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário.

🙂


DICAS PARA PLANEJAR SUA VIAGEM


HOSPEDAGEM | Ainda não reservou o hotel? Confira o guia completo "Onde ficar em Nova York".

SEGURO VIAGEM | Faça uma cotação com 5% de desconto e em até 12 vezes no cartão de crédito.

CHIP DE INTERNET | Fique conectado com internet ilimitada e compre com 10% de desconto.

INGRESSOS DAS ATRAÇÕES | Ingressos em reais (R$), sem IOF e em até 6 vezes no cartão.

Jornalista de formação e profissional de marketing com master pela ESPM de São Paulo. Criador e redator no blog Dicas Nova York, coleciona experiências e histórias marcantes não só em Nova York, sua cidade, mas também de leste a oeste dos Estados Unidos. O blog é uma paixão antiga e o espaço é utilizado para compartilhar informações e experiências na cidade, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

6 Comments

  • Responder Janeiro 15, 2018

    Dayane Melo

    Eu e minha família iremos 05/03/18 não estamos na expectativa de vê a neve, mas como o clima tá muito mudado e esse ano o inverno tá rigoroso quem sabe vemos a neve, agora é só torcer!

    • Responder Janeiro 16, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Dayane, tudo bem?

      Raramente acontece de nevar em março, mas o ano passado aconteceu! Vou torcer para nevar esse ano também. 🙂

      Obrigado.

  • Responder Janeiro 2, 2018

    thais campos

    Vou dia 24 de janeiro, espero que consiga ver a neve.

    • Responder Janeiro 2, 2018

      Fabio Angheben

      Esse ano o frio veio para valer! É torcer para você ver bastante neve. 🙂

  • Responder dezembro 26, 2017

    Debora Lira

    Estou adorando as dicas para NY…

    Vou dia 18 de janeiro e estou super empolgada para conseguir ver a neve…

    • Responder dezembro 26, 2017

      Fabio Angheben

      Olá Débora, tudo bem?

      Vamos torcer para nevar bastante nos dias que você estiver na cidade. 🙂

      Frio com certeza vai estar e muito.

      Obrigado.

Leave a Reply