Radio City Stage Door: tour nos bastidores do famoso teatro de Nova York

radio city

Você já ouviu falar no Radio City Music Hall? A famosa casa de espetáculos de Nova York é um dos pontos turísticos mais visitados.

Inaugurado em 27 de dezembro de 1932, o teatro é muito conhecido pela temporada do “Christmas Spectacular”, musical natalino estrelado pelo grupo de dança “The Rockettes”, com apresentações em novembro e dezembro, desde 1932 até os dias atuais.

O Radio City Music Hall é conhecido nos Estados Unidos pelo apelido de “Showplace of the Nation” ou Casa de Shows da Nação, devido a sua importância para o entretenimento e por fazer parte do complexo do Rockefeller Center em Nova York.

O calendário de shows e apresentações é bem movimento durante o ano inteiro, com diversos shows e musicais premiados. No blog tem post com mais informações.

Leia no blog: calendário do Radio City Music Hall

radio city

Só que nem sempre tem apresentações disponíveis para o turista assistir, mas nem por isso você vai perder a oportunidade de conhecer a casa de shows mais famosa dos EUA.

Aí que entra o Radio City Stage Door Tour, um passeio guiado pelos bastidores do grandioso teatro, para conhecer mais sobre a história e a importância do local.

Há muito tempo queria fazer esse tour e agora tive a oportunidade para contar no blog todos os detalhes dessa experiência.

Já adianto que é incrível! 🙂

 


RADIO CITY STAGE DOOR TOUR


radio city

Como o próprio nome diz, esse tour é realizado nos bastidores do Radio City Music Hall, com guias especializados e funcionários do grupo Madison Square Garden, que são os atuais proprietários da casa.

Esse é um grande diferencial, porque o guia tem acesso a lugares restritos e conta histórias, que faz a experiência ser ainda mais exclusiva.

O tour é realizado todos os dias das 9h30 às 17h, com turmas de 30 em 30 minutos.

Eu fui no período da tarde e estava bem tranquilo, a turma tinha umas 20 pessoas, com turistas de várias partes do mundo.

 


COMO FUNCIONA O TOUR


radio city

No horário marcado no ingresso a guia se apresenta com as boas-vindas a todos e explica que o passeio tem duração aproximada de 75 minutos pelos bastidores do Radio City Music Hall.

O tour tem um roteiro muito bem definido para não deixar cansativo para o visitante.

Longe disso, o tempo passa muito rápido, porque cada local visitado é uma surpresa e com muitas histórias interessantes.

Vou explicar resumidamente como funciona o Radio City Stage Dour Tour.

 


RECEPÇÃO


radio city

A primeira parada é no belíssimo lobby, que recepciona todos os visitantes do teatro em dias de espetáculos, com diversas obras de arte e esculturas.

Destaque para a arquitetura em art-déco, de Edward Durell Stone, que passou por uma importante restauração em 1999, que custou mais de $ 70 milhões de dólares e renovou todos os ambientes, com a preservação da arquitetura original.

radio city
O responsável pela criação dos interiores foi Donald Deskey com detalhes que impressionam pelo luxo e pela originalidade.

Uma curiosidade é que antigamente era elegante fumar e todos tinham essa prática em lugares fechados. Agora imagina mais de 5 mil espectadores com seus cigarros, a guia comenta que, de um espetáculo para o outro, eram retirados quilos e quilos de cinzas de cigarro.

radio city

Ainda bem que os tempos mudaram!

 


AUDITÓRIO E PALCO


radio city

A guia nos convida a entrar no auditório e sentar nas cadeiras para sentir um pouco da emoção em assistir um espetáculo no Radio City Music Hall.

Já tive a oportunidade de assistir shows e musicais na casa, mas estar ali com todos as cadeiras vazias proporciona observar toda grandiosidade do local.

Emoção maior é quando a guia nos convida para subir no palco.

Enquanto ela explicava todos os detalhes, fiquei alguns minutos parado para curtir esse momento único.

O “Grande Palco”, como é popularmente chamado, tem 35 metros de largura e 20 metros de profundidade. 

radio city

Pelas fotos dá para perceber que o grupo de 20 pessoas ocupou só um pequeno pedaço do palco. Impressionante!

 


ÁREA COMUM E BARES


Podia ser apenas mais um espaço normal, para o público utilizar nos intervalos dos shows e comprar alguma bebida em um dos bares. Mas não é bem assim.

O luxuoso ambiente tem uma luz baixa, para passar um clima mais aconchegante e conta com diversas esculturas, inclusive uma miniatura perfeita do teatro, com luzes e música.

A guia informa números absurdos da quantidade de bebidas servidas durante os espetáculos, entre outras curiosidades.

 


CAMARINS E BASTIDORES



A guia apresenta o local de audição para recrutamento das dançarinas do grupo The Rockettes, que é um dos processos seletivos mais rigorosos dos teatros mundiais.

Essa sala de ensaio tem muita história, uma delas é que o cantor Michael Jackson utilizou para treinar suas coreografias, além de ser o local oficial de estudos e treinos das dançarinas desde 1932.

Nos bastidores podemos ver um pouco dos vestuários utilizados durante o “Christmas Spectacular”, com dezenas de trocas de roupas em uma apresentação e mais de 40 costureiras à disposição para montar os figurinos.

 


ENCONTRO COM UMA “ROCKETTE”


Novamente a guia chama todo grupo e pede para que todas as câmeras sejam desligadas, porque vamos ficar frente a frente com uma dançarina do grupo The Rockettes.

Muito simpática e vestida com a roupa do espetáculo ela explica todo processo de seleção para chegar no grupo, que é o auge da carreira de muitas meninas.

O encontro tem duração de uns 15 minutos e podemos fazer algumas perguntas para tirar dúvidas e saber mais sobre o lendário grupo de dança de Nova York.

Não pode ser registrada nenhuma foto, porque tem um fotógrafo no local que faz a “foto oficial”, que é vendida na saída por míseros $30 dólares. Lógico que não comprei!

 


CHIP T-MOBILE COM INTERNET ILIMITADA

Compre o chip no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet no celular

 


 


VISÃO FRONTAL DO PALCO



Todo o passeio guiado é incrível, mas ainda temos a oportunidade de subir no último nível do Radio City Music Hall, com visão frontal do palco.

radio city

O teatro é tão bem projetado e desenhado por Samuel L. Rothafel, conhecido como Roxy, que os assentos a 58 metros do palco são excelentes e um dos melhores lugares para ter uma visão geral do Radio City Music Hall.

radio city

O formato acústico também projetado por Roxy cria sensação de pôr-do-sol, com seus grandes arcos no teto que terminam no gigantesco palco de apresentações. Um cenário que impressiona pela grandiosidade.

 


MINHA EXPERIÊNCIA


radio city

Eu já assisti o musical natalino “Christmas Spectacular” no Radio City Music Hall, mas com esse tour parecia que nunca tinha entrado dentro da casa de espetáculos.

A quantidade de informações e a oportunidade de conhecer os bastidores é uma experiência bem diferente de ser apenas um espectador de um show ou musical.

Como nem sempre tem shows no local, essa é uma oportunidade de colocar no seu roteiro algo diferente do convencional e aprender mais sobre a história de um dos lugares que fazem parte da história de Nova York.

Os guias narram o passeio apenas em inglês, mas são oferecidos uns roteiros em português – entre outras línguas – com o passo a passo do tour, assim fica mais fácil de acompanhar e entender todas as informações.

O Radio City Stage Door Tour entrou na minha lista de atrações imperdíveis e recomendo a todos que se interessam por música e arte.

 


COMO COMPRAR OS INGRESSOS


radio city

Os tours são realizados diariamente das 9h30 às 17h e os grupos são formados por ordem de chegada e os ingressos podem ser reservados antecipadamente.

Clique aqui para mais informações e reservas

Obs.: altere a moeda de EURO para USD (dólar) na parte superior do site.

Valores do tour:

Adultos: $ 30 dólares
Idosos (+65): $ 26 dólares
Crianças (abaixo de 12 anos): $ 26 dólares

 


PASSES DE ATRAÇÕES


radio city

O passeio está incluído em diversos passes de atrações de Nova York sem precisar pagar o ingresso na bilheteria.

Eu fiz o passeio por meio do SightSeeing Pass, passe com mais de 90 atrações, que proporciona uma economia de 40 a 70% em comparação aos ingressos avulsos.

Apresentei para a funcionária na loja de souvenirs do Radio City para ser impressa entrada para o passeio, sem nenhum custo adicional ou necessidade de reserva.

Leia no blog: experiência com SightSeeing Pass

Outros passes também tem o ingresso do Radio City Stage Door Tour incluído na lista de atrações e são excelentes opções para economizar.

 


Explorer Pass

radio city

Passe flexível com mais de 80 atrações e adquire a quantidade de atrações desejadas, com a liberdade de escolher o que quiser visitar, dentro do período de 30 dias.

Leia no blog: informações sobre o Explorer Pass

 


New York Pass

radio city

Passe de atrações muito famoso em Nova York, com mais de 80 atrações, o qual você adquire a quantidade de dias desejados para aproveitar os passeios dentro do período contratado.

Leia no blog: informações sobre o New York Pass

 


INFORMAÇÕES RESUMIDAS


Radio City Stage Door Tour

Funcionamento: todos os dias da semana
Horários: das 9h30 às 17h
Tours: saídas a cada 30 minutos
Duração: 75 minutos
Endereço: 1260 6th Avenue

 


O tour guiado pelo Radio City Music Hall é uma oportunidade única para conhecer os bastidores da famosa casa de espetáculos de Nova York.

Tive uma experiência incrível e recomendo a todos. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.

🙂


PLANEJAMENTO DE VIAGEM

INGRESSOS: entrada para as principais atrações em reais e 6 vezes sem juros.

CHIP: compre o chip no Brasil com 10% de desconto para chegar nos EUA com internet no celular.

SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 5% de desconto.

HOSPEDAGEM: lista dos hotéis mais reservados pelos brasileiros em Nova York.


Jornalista de formação e apaixonado por esportes americanos. O Dicas Nova York é o seu espaço para compartilhar informações e experiências, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

2 Comments

  • Responder julho 29, 2018

    stefanie fuzer

    Sei blog é maravilhoso, estou planejando minha viagem toda atraves dele.Tenho muitas duvidas, esta muito dificil fazer um roteiro com tantas atraçoes.
    Parece maravilhoso!!! Sabe me dizer o que ha proximo deste teatro para encaixar outrAs atraçoes?

    Obrigada

    • Responder julho 30, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Stefanie, tudo bem?

      Que demais! Tão bom saber que ajudo com minhas dicas. Você não sabem como fico feliz! 🙂

      Esse tour é incrível, vale muito a pena fazer! Tem muita coisa para fazer ao lado sim, porque ele fica no complexo do Rockefeller Center.

      Tenho um post no blog com dicas do que fazer na região: https://dicasnovayork.com.br/rockefeller-center-em-nova-york/

      No blog também roteiros prontos que podem ajudar no seu planejamento. 🙂

      Obrigado.

Leave a Reply