Sede da ONU em Nova York: dicas de como visitar

onu em nova york

Localizada às margens do East River, a sede da ONU em Nova York é um dos projetos arquitetônicos mais importantes de todos os tempos.

A obra reuniu ideias de diversos arquitetos do mundo inteiro e um das propostas aceitas foi de Oscar Niemeyer. Destaque para a belíssima praça cívica na entrada e do salão principal onde são realizadas as Assembleias Gerais. É chegar e já perceber que tem a mão de Niemeyer ali.

Essas são apenas algumas das curiosidades que aprendi durante o tour guiado pelos bastidores da sede das Nações Unidas (United Nations Headquarters), um passeio rico culturalmente e interessante para fazer durante sua viagem para Nova York.

Para agendar o tour ou entrar no complexo é necessário seguir alguns procedimentos e vou explicar todos os detalhes nesse post.

Leia também: passeios a pé em Nova York com guia

 


Onu em Nova York


onu em nova york

Todos os visitantes são obrigados a fazer o check-in de segurança no no “Check-in Office” na 801 First Avenue (esquina da 45th Street) em frente ao portão principal da sede da ONU.

O local abre às 9h e não há nenhum tipo de atendimento antes do horário.

Só para constar, o meu horário de visita guiada era às 9h30, e eles pediram para chegar com 1 hora de antecedência. Pontualmente às 8h30 estava em frente ao local e tive que aguardar do lado de fora até as 9h.

onu em nova york

Recomendo levar o passaporte original, porque os funcionários são bem exigentes e não sei se aceitam outro documento com foto.

Esse check-in também deve ser realizado para quem não vai fazer o tour guiado e quer fazer a visita ao complexo por conta própria.

 


Visita comum a ONU em Nova York


onu em nova york

O complexo das Nações Unidas é aberto para visitação das 9h às 16h45.

A entrada é gratuita, mediante o credenciamento de segurança no “Check-in Office”, conforme explicado anteriormente.

Não é permitida o acesso de crianças abaixo de 5 anos de idade.

onu em nova york

Nesse tipo de visita é possível acessar a praça cívica com várias esculturas, exposições de arte, o saguão principal com os retratos dos ex-presidentes e a loja oficial , localizada no subsolo, com produtos licenciados das Nações Unidas, cartões postais, souvenirs e muito mais.

onu em nova york

Apenas no tour guiado é possível entrar nas salas de reuniões, áreas internas e demais exposições dentro das dependências do complexo.

 


Visita guiada a ONU em Nova York


onu em nova york

As datas das visitas são disponibilizadas no site oficial das Nações Unidas, com até 3 meses de antecedência.

O tour guiado em inglês é o mais comum, realizado de segunda a sexta, com horários e grupos de até 20 pessoas.

Também há tours em outras línguas, inclusive português, mediante a consulta e disponibilidade de guias.

Faça o agendamento na data e horário desejado no site oficial. Nenhuma outra empresa é autorizada a formar grupos para visita à sede da ONU.

Caso tenha turma disponível no dia, é possível agendar o tour diretamente na sede da ONU. No local, estudante paga meia entrada mediante apresentação de carteirinha com validade internacional.

Valores do tour guiado

– Adulto | $22.00
– Idosos (acima de 60 anos) | $15.00
– Crianças (de 5 a 12 anos) | $13.00

Não é permitida a entrada de crianças menores de 5 anos.

Antes de fazer sua reserva, leia atentamente todas orientações. Não é possível efetuar o cancelamento ou solicitar estorno após a compra.

No site oficial são apresentados os 3 próximos meses disponíveis com as datas e horários. Caso o mês da sua viagem não esteja na lista, aguarde a liberação de mais datas.

Após efetuar a reserva, será enviado um e-mail com o voucher do ingresso e todas informações para o dia da visita.

Imprima ou apresente no celular o ingresso no dia do tour.

Leia também: o que fazer em Nova York

 


Minha visita à sede da ONU


onu em nova york

Após o procedimento de identificação no “Check-in Office”, atravesse a rua para entrar na sede da ONU em Nova York.

A praça cívica dá as boas-vindas com belíssimas esculturas doadas por vários países com placas de identificação para saber mais sobre a origem.

onu em nova york

Destaque para a obra chamada de “Não-Violência” – revólver com o cano amarrado por um nó – presente do governo de Luxemburgo para as Nações Unidas.

onu em nova york

Outra escultura marcante é a “Sphere within Sphere” de Arnaldo Pomodoro, uma doação do governo italiano, localizada na entrada do complexo.

Esses presentes/doações são marcas registradas da sede. Todas as obras são originadas de algum país membro para ajudar na composição da decoração da belíssima sede da ONU.

onu em nova york

Além do projeto original de Oscar Niemeyer, o Brasil está representado com os painéis “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari, expostos no salão dos delegados.

onu em nova york

O tour guiado respeita pontualmente no horário marcado e a guia inicia o passeio pelos salões onde são realizados os encontros de líderes mundiais.

Todos os países membros das Nações Unidas tem cadeiras reservadas no Edifício da Assembleia Geral. Infelizmente, no dia da minha visita estava acontecendo uma conferência e não era permitido tirar fotos.

onu em nova york

O registro fotográfico é liberado apenas quando não há nenhum evento. Sem problemas, pelo menos tive o prazer de observar a poderosa sala onde, anualmente, são reunidos todos os presidentes do mundo.

Já nos salões do Conselho de Segurança da ONU e Conselho Econômico e Social da ONU o grupo pode curtir o espaço, sentar nas cadeiras e observar como funciona a dinâmica do local.

onu em nova york

Detalhe para as cabines dos tradutores localizadas na parte superior da sala. Todas as cadeiras destinadas aos convidados tem um fone de ouvido para escolher a tradução do evento na língua local. Algo grandioso!

onu em nova york

O complexo em geral é muito bonito, repleto de exposições pelos corredores e todas com os temas centrais das Nações Unidas de combate a desigualdade, paz e segurança entre os povos.

No final do tour todos são encaminhados ao subsolo, onde tem a loja oficial das Nações Unidas, banheiros e uma pequena lanchonete.

onu em nova york

O meu passeio guiado foi em inglês. Caso prefira ou tenha mais familiaridade com espanhol, todos os dias há horários com grupos na língua espanhola. Também há tours em português, mas em poucas datas.

A duração do tour é de aproximadamente 75 minutos e não há tolerância para atrasos. Programe-se para fazer o check-in com antecedência e aguardar no saguão pelo horário agendado.

Recomendo essa experiência a todos que queiram saber mais sobre o funcionamento da sede das Nações Unidas em Nova York, um lugar cheio de histórias e respeitado mundialmente.

 



Onde fica a Sede da ONU em NY


onu em nova york

A sede da ONU em Nova York está localizada em Manhattan, mais precisamente na First Avenue, entre a 42nd Street e a 43rd Street.

Funcionamento: segunda à sexta

Horários: 9h às 16h45min

Entrada no complexo: gratuita com credenciamento no “Check-in Office”

Check-in Office: 801 First Avenue (esquina da 45th Street)

Tour guiados: segunda à sexta das 9h às 16h

Ingressos para o tour guiado: www.visit.un.org

Como chegar de metrô:

Utilize as linhas 4, 5, 6 e 7 e desça na estação Grand Central Terminal

Caminhe por 10 minutos na direção do East River pela 42nd Street até a First Avenue

No mapa abaixo tem o trajeto da estação até a sede das Nações Unidas.



PLANEJAMENTO DE VIAGEM

INGRESSOS: principais atrações em reais e 6 vezes sem juros.

CHIP EUA: compre no Brasil com 10% de desconto. Cupom DICASNOVAYORK

SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 5% de desconto.

PASSE DE ATRAÇÕES:  SightSeeing Pass com 20% de desconto. Cupom DICASNOVAYORK 

HOSPEDAGEM: lista dos hotéis mais reservados pelos brasileiros em Nova York.

TRANSFER AEROPORTO: com motorista brasileiro e atendimento personalizado


Compartilhe

Fábio Angheben é jornalista e criador do Dicas Nova York. Apaixonado pela Big Apple, estuda muito e conhece em detalhes todas as ruas, histórias dos prédios, atrações e sonha um dia experimentar todos os hambúrgueres da cidade. Vive e respira Nova York todos os dias. Por isso, conta suas experiências no blog com muito carinho e atenção nos detalhes para a todos. Seu olhar ainda é de turista (talvez nunca perca isso) e adora trocar ideia sobre as experiências vividas em Nova York.

18 Comments

  • Responder novembro 19, 2019

    Raphaela

    Olá, adorei as dicas.
    Pretendo visitar a ONU mas não terei tempo suficiente para fazer o tour guiado (ficarei em NY apenas 1 dia) e gostaria de saber se há mesmo a possibilidade de entrar no prédio sem ser com o tour guiado, pois queria dar uma passada na loja para ao menos trazer algum souvenir. E a respeito do carimbo no passaporte, é no “check-in office”??
    Obrigada.

    • Responder novembro 19, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Raphaela, tudo bem?

      Pode entrar na ONU, sem tour guiado para conhecer o prédio, alguns monumentos e esculturas, inclusive a loja de souvenir.

      Quanto ao carimbo no passaporte, não sei informar onde é que fazem.

      Obrigado.

  • Responder outubro 9, 2019

    Maiara

    Qual é o endereço da organização unidas de Nova York ?!

    • Responder outubro 10, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Maiara, tudo bem?

      Está no post do blog. Fica na 46th St com a 1st Avenue.

      Obrigado.

  • Responder setembro 29, 2019

    Elieser

    olá Fabio,
    sabe me falar se é possível visitar e registrar (video e foto )as obras, exemplo Guerra e paz do Portinari?

    • Responder setembro 30, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Elieser, tudo bem?

      Quando fui no tour guiado, foi possível tirar fotos de todos os lugares, menos das salas de conferências com reuniões em andamento.

      Obrigado.

  • Responder setembro 8, 2019

    Ricardo

    Olá Fábio, posso fazer a visita comum e o tour guiado no mesmo dia? Por exemplo, assim que terminar o tour guiado eu resolver visitar os outros espaços destinados ao tour comum….

    • Responder setembro 8, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Ricardo,

      Você pode visitar as áreas comuns sem a necessidade do tour ou assim que terminar o tour guiado.

      Obrigado.

  • Responder setembro 3, 2019

    Maria José

    Olá Fábio
    Continuo seguindo suas dicas no meu planejamento de viagem em outubro próximo. Estou com dificuldade em acessar o site da ONU para comprar o ingresso do tur guiado. Quando tento acessar o site q encontrei no seu blog vem uma mensagem que não está disponível já tentei várias vezes e não consigo. Conto com sua ajuda mais uma vez muito obrigada.

  • Responder julho 12, 2019

    Daniel Rezende da Silva

    Olá Fábio! Estou montando um roteiro para conhecer NY no final desse mês e o seu site é incrível. Parabéns! A respeito da visita a ONU…. sabe informar como é possível obter o carimbo da ONU no passaporte? Esse é um “mimo” apenas de quem faz o tour guiado? Saberia informar se carteira da juventude ou estudante internacional são válidas para “meia” entrada? Muitíssimo obrigado!

    • Responder julho 14, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Daniel, tudo bem?

      Muito obrigado por acompanhar minhas dicas. 🙂

      Quando fiz a visita, esqueci de fazer essa pergunta se estão carimbando o passaporte. Já que você vai estar com ele na mão, tente verificar no dia da visita.

      Segundo relato de outra leitora, a carteira de estudante é válida como meia entrada para o tour no dia.

      Obrigado.

  • Responder julho 8, 2019

    Tânia

    Olá Fábio só pra informar viemos no tour guiado e a carteirinha de estudante foi aceita ok.

  • Responder junho 27, 2019

    Tania

    oi Fabio vc saberia me dizer se carteira de estudante brasileira vale pra meia entrada de estudante no tour guiado ?

    • Responder junho 28, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Tania, tudo bem?

      Não tem validade como meia entrada no tour.

      Obrigado.

  • Responder fevereiro 12, 2019

    Jurema

    Quando visitei a ONU há uns 20 anos, havia um tour em português por dia. Não tem mais?

    • Responder fevereiro 13, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Jurema, tudo bem?

      Ainda tem, mas são poucos dias e horários disponíveis pelo site.

      Obrigado.

Leave a Reply