Whitney Museum of American Art em Nova York

whitney museum

O Whitney Museum podia ser apenas mais um museu entre os mais de 80 espalhados por Nova York. Só que suas instalações e exposições ganham cada vez mais espaço entre moradores e turistas.

Inaugurado em 2015, o museu faz parte do plano de revitalização do Meatpacking District, que se transformou em um centro cultural e gastronômico muito importante na Big Apple.

Essa região do Chelsea, às margens do Hudson River, recebe mais de 5 milhões de turistas todos os anos e foi impulsionada pela fama do parque suspenso The High Line.

Esse crescimento de turistas alavancou o Whitney Museum, que está sempre movimentado e é uma atração muito legal para colocar no roteiro.

Leia também: o que fazer em Nova York

 


WHITNEY MUSEUM OF AMERICAN ART


whitney museum

A construção moderna de 9 andares é uma criação do arquiteto italiano Renzo Piano, e conta com grandes galerias internas e externas.

Todos que passam pela região se impressionam com o prédio predominantemente branco, um verdadeiro contraste com os antigos galpões abandonados do bairro e cada vez mais raros.

whitney museum

A galeria de arte tem como característica principal dar espaço para exposições de artistas americanos do século XX e XXI, que muitas vezes não teriam espaço em outros lugares e museus.

A coleção permanente inclui mais de 21 mil trabalhos de 3 mil artistas dos Estados Unidos, uma tradição mantida desde a abertura do antigo  Whitney Museum, em 1931.

whitney museum

Os artistas não são conhecidos pelo grande público e muitos não são consagrados pela crítica mundial, porém as exposições são sempre muito interessantes e com temas atuais, o que ajuda na compreensão das obras.

The Whitney – para os íntimos – é muito espaçoso por dentro e suas paredes brancas contrastam com as exposições contemporâneas, muitas vezes coloridas e cheias de composições.

whitney museum

No dia da minha visita, tinha uma exposição sobre as propagandas políticas nas guerras, com cartazes, fotos e vídeos. Muito interessante!

Leia no blog: parque The High Line

O museu sempre tem exposições variadas, em qualquer época do ano. Consulte o calendário no site oficial.

whitney museum

Outro destaque do Whitney Museum é o seu terraço, onde também tem um restaurante aberto aos visitantes. 

O espaço foi criado para todos aproveitarem a vista incrível do Chelsea e arredores e se tornou um dos grandes atrativos do local.

whitney museum

Da plataforma é possível observar o Empire State, One World, Estátua da Liberdade, The High Line e aproveitar a vantagem que as construções do Meatpacking District são mais baixas que outras regiões de Nova York, para registrar belas fotos.

O rooftop é um dos lugares mais visitados pelos turistas, muito mais até que as exposições, porque a vista é muito diferente dos observatórios da cidade e é parte integrante das atividades do museu, sem nenhum custo adicional.

whitney museum

Visitar o Whitney Museum faz parte de uma programação cultural que pode ser combinada com uma caminhada no The High Line e visita ao mercado gastronômico Chelsea Market.

Leia no blog: dicas do Chelsea Market

Atenção apenas que não é permitida a entrada de mochilas e bolsas grandes. Nesse caso, será necessário guardar os objetos nos armários localizados no subsolo, de forma gratuita.

 


TOUR E ÁUDIO-GUIA GRATUITOS


whitney museum

O Whitney Museum disponibiliza gratuitamente, todos os dias da semana, tours com guias especializados, que explicam sobre as exposições e obras.

Não é necessário fazer reserva, basta ter o ingresso e perguntar a um funcionário sobre o tour. No site oficial é possível consultar as datas e horários.

Para quem entender mais sobre as obras, recomendo solicitar o áudio-guia grátis, com informações sobre todas as exposições e com narração em inglês.

 


INGRESSO PARA O WHITNEY MUSEUM


whitney museum

Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência, para evitar filas e, assim, programar melhor seu roteiro da viagem para Nova York.

O valor do ingresso é US$ 25 dólares.

Clique aqui para informações e ingressos

Menores de 17 anos não pagam o ingresso para entrada.

O Whitney Museum disponibiliza a opção de “pay what you wish” às sextas-feiras das 19h às 21h30, quando você pode pagar o valor que desejar para entrada na atração.

 


PASSES DE ATRAÇÕES


O Whitney Museum tem a vantagem de estar incluído em todos os principais passes de atrações de Nova York.

Basta apresentar o passe adquirido na bilheteria para trocar pelas entradas, sem filas ou custo adicional.

Os passes mais recomendados são:

 

SightSeeing FLEX Pass

Passe com mais de 90 atrações, que proporciona uma economia de 40 a 70% em comparação aos ingressos avulsos.  A vantagem do passe é escolher apenas a quantidade de atrações que prefere conhecer e visitar em até 30 dias, com tranquilidade.

Leia no blog: informações sobre o SightSeeing Pass

 


Explorer Pass

radio city

Passe flexível com mais de 80 atrações e adquire a quantidade de atrações desejadas, com a liberdade de escolher o que quiser visitar, dentro do período de 30 dias.

Leia no blog: informações sobre o Explorer Pass

 


New York Pass

radio city

Passe de atrações muito famoso em Nova York, com mais de 80 atrações, o qual você adquire a quantidade de dias desejados para aproveitar os passeios dentro do período contratado.

Leia no blog: informações sobre o New York Pass

 


INFORMAÇÕES


whitney museum

Whitney Museum of American Art

Funcionamento: todos os dias da semana (aberto às terças apenas em julho e agosto)

Horários: das 10h30 às 18h | sextas e sábados das 10h30 às 22h.

Valor da entrada: US$ 25 dólares

Ingressos: clique aqui para informações

Como chegar: utilize as linhas de metrô A, C, E – Azul e desça na estação 14th Street.

Endereço: 99 Gansevoort Street

 


O Whitney Museum é uma atração diferente, fora do roteiro tradicional, indicado para quem gosta de arte e quer conhecer um museu de arte contemporânea dos Estados Unidos.

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário.

🙂

Jornalista de formação e apaixonado por esportes americanos. O Dicas Nova York é o seu espaço para compartilhar informações e experiências, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

Seja o primeiro a comentar