Saiba tudo sobre as estações do ano em Nova York

estações do ano

As estações do ano é um tema de frequente dúvida na listinha de quem vai viajar para Nova York. E isso é mais do que comum, por ser muito diferente do Brasil.

Os EUA estão localizados no hemisfério norte, onde predomina o clima temperado, ou seja, estações do ano bem definidas.

Essa definição ajuda muito no planejamento da viagem. Por exemplo: quem vai viajar no inverno sabe que vai fazer frio todos os dias e não precisa nem colocar roupas de calor na mala, porque só vão ocupar espaço e não serão usadas.

Isso já não acontece para quem vai viajar para São Paulo, por exemplo, porque a cidade da garoa enfrenta todas as estações do ano em apenas um dia, por causa do clima tropical que é pouco definido e varia muito de temperatura dentro de uma estação.

Não que isso não ocorra na Big Apple, mas essas mudanças ficam bem restritas nas transições de estações, quando as temperaturas ficam em constantes mudanças.

 


TABELA DE TEMPERATURAS MÉDIAS


estações do ano

Quem vai para Nova York, precisa saber que o aplicativo de clima é o seu companheiro para todas as horas.

Por aqui, ninguém sai de casa sem antes consultar se vai chover, fazer calor e, principalmente a sensação térmica nas ruas – o famoso “Feels Like”.

A sensação térmica é de difícil adaptação para o turista, porque a temperatura externa pode estar 15º graus, só que o vento gelado dos rios pode derrubar os termômetros para 10º graus em segundos. Por isso, não verifique apenas a temperatura, mas também a sensação térmica e vento.

Todos aplicativos de celulares tem essas informações em segundos e na palma da mão. O mais confiável para mim é o aplicativo do Weather Channel.

Leia também: chip pré-pago com internet ilimitada e entrega no Brasil

Por isso, não adianta perguntar se vai nevar em dezembro ou vai ter furação em setembro, porque não tem como prever esses extremos.

O melhor a fazer é fazer a sua mala, conforme as médias de temperatura da época da sua viagem, com uma pequena margem de erro.

Tabela com temperatura média em graus celsius e média de dias de chuva em cada mês:

JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Média Mínima (°C)-4-4-16121619191693-2
Média Máxima (°C)33714202528272621115
Dias de Chuva10,49,210,911,511,111,210,49,58,78,99,610,6

 

Lembrando que essa tabela é só uma média histórica dos últimos anos e não contempla fenômenos naturais extremos.

Fonte: Weather Channel

 


ESTAÇÕES DO ANO EM NOVA YORK


As estações do ano no hemisfério norte são sempre o inverso do que estamos acostumados no hemisfério sul.

Por exemplo: Se é verão no Brasil, é inverno em Nova York. E assim por diante.

PRIMAVERAVERÃOOUTONOINVERNO
ÍNICIO21.0321.0621.0921.12
TÉRMINO20.0620.0920.1220.03

Abaixo vou escrever um pouco da minha experiência em cada estação em Nova York, com fotos do Central Park em meses distintos, assim fica mais fácil perceber como Nova York é diferente em casa época do ano.

Leia também: calendário do que fazer e atrações em Nova York

 


PRIMAVERA


estações do ano

Primavera: 21.03 a 20.06

A primavera talvez seja a época que o brasileiro sente menos dificuldade na adaptação com o clima.

Com exceção do final de março e começo de abril, que predomina o cenário de árvores secas, um frio chato e chuva (sim, muita chuva), a primavera é muito agradável para quem pretende viajar, principalmente no final de abril e começo de maio, quando as flores começam a aparecer.

Falando em flores, elas são um capítulo a parte na história da cidade, deixando tudo mais colorido e muito mais bonito, seja nos comércios que investem na decoração ou naturalmente nas áreas verdes com o “renascimento” das árvores.

Até o humor dos Nova-iorquinos começa a mudar com diversos eventos ao ar livre e os parques cheios de pessoas para curtir a estação.

Esse clima gostoso se estende para Maio e Junho, que já podem ser considerado início da alta temporada, e são interessantes para quem quer viajar, que apesar da chuva, são meses com clima bem ameno e temperaturas em elevação.

 


VERÃO


Verão: 21.06 a 20.09

Quem fala que o Brasil tem verão de verdade, é que nunca sentiu o clima úmido e o bafo quente que brota do asfalto de Nova York.

Principalmente Julho, Agosto e os primeiros dias de Setembro o verão tem dias extremamente quentes com temperaturas que passam de 30º graus, em alguns dias, com a sensação térmica de um peru dentro no forno no Dia de Ação de Graças.

Brincadeiras à parte, se você programa suas férias ou uma viagem para o verão de Nova York, não se preocupe com roupas de frio, porque só vão ocupar espaço na mala. Os dias são quentes, com pancadas de chuva clássicas da estação e lindos dias de céu azul.

estações do ano

Use e abuse das atrações ao ar livre, que são muitas durante o verão.

Quem conhece a Big Apple apenas no inverno, quando encontra uma ensolarada e vibrante Nova York no verão não acredita que trata-se da mesma cidade. Recomendo a incrível experiência!

Outra coisa muito legal é sentir a alegria dos moradores e turistas nas ruas que aproveitam intensamente as atividades nos parques, cinema ao ar livre, festivais de música e diversas outras atrações. Detalhes, a grande maioria das atividades é gratuita!

 

Já contratou o seu Seguro Viagem?

Cotação em mais de 10 seguradoras, com garantia de melhor preço e em até 12 vezes sem juros.

 



OUTONO


estações do ano

Outono: 21.09 a 20.12

Se eu falar que o Outono é a mais especial das estações em Nova York, posso cometer uma grande injustiça, porque a cidade é incrível em qualquer época do ano, mas também não posso deixar de lado que os meses que antecedem o inverno são os mais incríveis do ano.

Sabe aqueles filmes românticos que os personagens andam no Central Park cheio de folhas coloridas no chão, é um pouco disso de quem viaja no outono vai encontrar.

estações do ano

A paisagem colorida é muito comum nas duas últimas semanas de outubro e vai até meados de Novembro, que é quando o inverno começa a mostrar sua cara com o frio chegando pra valer.

Novembro é um dos meses que os brasileiros mais visitam Nova York. Muitos vão para sentir um pouco do frio, mas a maioria aproveita os vários feriados do Brasil para curtir o Thanksgiving e para fazer muitas compras no Black Friday.

Antes que esqueça: não adianta nem perguntar, porque Novembro não tem neve! O que pode ter uma queda absurda de temperatura e amanhecer com o orvalho congelado nas ruas e nos carros, o que é a famosa geada. Só que neve só no inverno!

 


INVERNO


estações do ano

Inverno: 21.12 a 20.03

É no inverno que os brasileiros mais gostam de viajar para Nova York. Porque é nessa época que o clima está bem diferente do Brasil, principalmente por causa da neve, que começa a aparecer apenas no final de dezembro.

Bom ressaltar que, oficialmente, o inverno começa apenas no dia 21.12!

Sim, a tão procurada neve é mais constante em janeiro e fevereiro, e não em dezembro como mostram os filmes de Hollywood.

Quando digo “neve mais constante” não quer dizer que vai nevar todo dia, porque Nova York é diferente de Toronto, por exemplo, onde o inverno é mais extremo. Na Big Apple se neva dois três seguidos é muito, porque esse é um fenômeno eventual, que necessita de um conjunto de fatores para acontecer e não só as baixas temperaturas externas.

Vamos lá! Não estou dizendo que não vai nevar no Natal ou no Ano Novo, porque a previsão do tempo só São Pedro sabe, mas a neve não tem dado o ar da graça em Dezembro nos últimos anos.

Em Janeiro e Fevereiro o frio é mais intenso, com possíveis nevascas e com vários dias de cidade “branquinha”.

Já Março é um mês típico de transição de estação para a primavera, com temperaturas em pequena elevação, muitos dias com chuva e sem incidência de neve, só em casos raros.

Um conselho que sempre passo aos leitores e amigos é que Nova York é uma cidade preparada para todas estações do ano, principalmente, para o inverno. Por isso, não deixe de fazer nenhuma atividade por causa do frio.

Em casos extremos, como tempestade de neve ou algo semelhante, que não costumam acontecer frequentemente, o governo faz alertas com muitos dias de antecedência e passam informações sobre como agir nessas condições. Não precisa ter essa preocupação!

A minha dica, que mais parece um mantra, é planejar sua viagem no inverno com antecedência e colocar as atrações “indoor” como prioridade, em caso de chuva ou neve intensa. Use e abuse do metrô, que é subterrâneo, com calefação, o que ajuda muito a não passar frio nas ruas.

Atenção! Nunca subestime o frio, proteja seu corpo com roupas adequadas, porque a temperatura externa é congelante e muito diferente do inverno brasileiro.

Leia também: o que fazer no inverno em Nova York.

 


QUANDO VIAJAR PARA NOVA YORK?


estações do ano

A princípio, essa é uma pergunta sem resposta, porque viajar para Nova York é sempre uma descoberta, em qualquer dia, mês ou ano.

Particularmente, gosto muito dos meses de maio, junho, setembro e outubro, porque é quando as temperaturas são mais amenas, sem extremos como calor absurdo ou neve extrema, e é possível curtir a cidade sem imprevistos.

Mas como eu disse, é muito difícil escolher um mês ideal para viajar para Nova York e não se prenda a estereótipos, cada época é especial.

Leia também: calendário com dicas e o que fazer todos em Nova York

 


Lembrando que essas são apenas minhas considerações, com margem de erro altíssima, visto que não sou nenhum especialista em meteorologia, e sim apenas alguém que já levou muito chuva na cabeça no mês de março e suou que nem um camelo velho no ápice do verão em julho.

Importante! Não esqueça de baixar um aplicativo de meteorologia para ter informações das condições climáticas sempre na mão.

E você, conhece Nova York? Prefere alguma estação do ano? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário que ajudo você.

🙂


DICAS PARA PLANEJAR SUA VIAGEM


HOSPEDAGEM | Ainda não reservou o hotel? Confira o guia completo "Onde ficar em Nova York".

SEGURO VIAGEM | Faça uma cotação com 5% de desconto e em até 12 vezes no cartão de crédito.

CHIP DE INTERNET | Fique conectado com internet ilimitada e aproveite o FRETE GRÁTIS.

INGRESSOS DAS ATRAÇÕES | Ingressos em reais (R$), sem IOF e em até 6 vezes no cartão.

Jornalista de formação e profissional de marketing com master pela ESPM de São Paulo.

Criador e redator no blog Dicas Nova York, coleciona experiências e histórias marcantes não só em Nova York, sua cidade, mas também de leste a oeste dos Estados Unidos.

O blog é uma paixão antiga e o espaço é utilizado para compartilhar informações e experiências na cidade, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

Seja o primeiro a comentar