O RESTAURANTE ENCERROU AS ATIVIDADES EM JULHO DE 2022
O restaurante Raclette é mais um daqueles fenômenos gastronômicos que surgem da noite para o dia e fazem muito sucesso em Nova York.
Esse pequeno local faz com que muitos turistas coloquem o East Village no roteiro apenas para experimentar os pratos que tem como destaque o queijo derretido.
Para quem não conhece, Raclette é um prato típico da Suíça, que é muito parecido com o tradicional fondue que conhecemos no Brasil, porém a preparação é diferente.
Trata-se de um processo de aquecimento do queijo e quando ele começa a derreter é hora de raspar -“racler” em francês – nos acompanhamentos para dar forma ao tradicional prato.
Parece simples, mas para tudo dar certo é preciso uma técnica especial para o derretimento e o queijo à base de leite de vaca cru. Mais fácil mesmo é ir até o restaurante Raclette em Nova York e aproveitar essa experiência.
RACLETTE NEW YORK
O restaurante Raclette está localizado East Village, que é um local da cidade pouco visitado pelos turistas, mas que tem uma vida cultural e gastronômica muita forte em Nova York.
É nessa região que ficam as principais baladas e bares frequentados pelos moradores.
Inclusive o primeiro pub de Nova York e o tradicional restaurante Kat’z Deli.
Andar pelo bairro é sempre muito curioso, porque cada portinha tem um restaurante com fila e pode ter certeza que é algo tradicional ou que caiu nas graças dos nova-iorquinos.
Já com o Raclette foram os turistas – inclui na lista também os brasileiros – que promoveram o status do local, que existe desde 2012, para um dos restaurantes mais concorridos da Big Apple.
Por isso, é altamente recomendável fazer uma reserva antecipada, porque é muito provável que nos horários mais movimentados tenha uma fila de espera na porta.
Eu fiz a reserva pelo RESY, que é um sites de reservas gratuito, o qual o restaurante está cadastrado. E, mesmo no horário e com nome na lista, aguardei 20 minutos para sentar à mesa.
Como o Raclette é muito pequeno, não tem mais do que 15 mesas, por isso é muito comum essa espera para sentar, o que não é problema.
Como queria conhecer o local e tinha me deslocado apenas para o restaurante, fiquei no balcão e aproveitei para degustar a cerveja indicada pelo garçom e conferir o processo artesanal de derretimento dos queijos.
A casa é bem aconchegante, com luz baixa para deixar a atmosfera bem intimista e garçons bem educados que explicam como funciona o cardápio, que é bem enxuto e simples.
E nem tinha razão de ter um cardápio gigante, porque as estrelas da casa são os “Raclettes” e 99% das pessoas que vão lá para experimentar.
A escolha foi pelo “Suisse/Complete”, o mais tradicional possível com batatas, picles, presunto cru, carne seca e salame($27).
Acompanha salada de rúcula e pães.
A funcionária apresentou os cinco tipos de queijos que podem ser derretidos em cima do prato escolhido e experimentamos o Classic Thermalized, que é o tradicional. Os pratos que tem os valores mais caros servem duas pessoas tranquilamente.
O ponto alto da casa é quando vem a comida e a garçonete começa a raspar o queijo em cima dos acompanhamentos.
O mais curioso é que todos param para olhar e filmar. Esse ritual se repete em todas as mesas, a todo instante e parece até um evento.
Caso queira fazer o mesmo, não tenha vergonha de filmar, porque os funcionários estão acostumados.
A combinação do queijo com as carnes defumadas é inexplicável. É de admirar com os suíços dos alpes sabem o que é bom para fugir do frio.
Quando estava quase para acabar os acompanhamentos, a funcionária perguntou se queria experimentar mais alguma opção de queijo e fiz a escolha pelo queijo trufado (+$3).
A trufa negra é bem forte, com sabor bem acentuado, diferente dos queijos mais tradicionais. Excelente combinação com o salame e com Viande séchée (uma espécie de carne defumada) que vem no “Suisse/Complete”.
Em todas as opções, achei os valores bem justos pela experiência exclusiva do Raclette em Nova York.
O valor total da minha conta está um pouco acima por causa das cervejas e vinho.
Sim, aqueles 20 minutos a mais no balcão me custaram alguns bons dólares a mais, mas vale a pena porque tem muitas opções de bebidas que harmonizam bem com os queijos e carnes.
Agora sei porque o restaurante Raclette faz jus a sua fama, porque proporciona uma experiência única, um verdadeiro pedacinho da Suíça no East Village. Coisas que só tem em Nova York…
CHIP T-MOBILE | INTERNET ILIMITADA
DICA ESPECIAL
Se você não não conseguiu reservar o restaurante com antecedência ou não vai ter tempo de ir até o Raclette durante a sua viagem, existe uma outra opção.
Trata-se da barraquinha do Raclette na feira gastronômica Smorgasburg que acontece de abril a novembro, todos os sábados em Williamsburg e aos domingos no Prospect Park no Brooklyn.
Claro que não é a mesma experiência do restaurante, porque a feira é sempre movimentada e não tem lugar para sentar, mas é uma oportunidade de experimentar o tradicional prato suíço de forma mais simples e econômica.
Leia no blog: informações sobre a Smorgasburg.
INFORMAÇÕES
Raclette New York
Funcionamento:
Segunda – quinta: 12h às 23h
Sexta: 12h à 0h
Sábado: 11h à 0h
Domingo: 11h às 22h
Endereço:
511 East 12th Street
Como chegar:
Da Times Square, utilize a linha amarela (N,R,W) e desça na 14th Street (Union Square).
Faça a troca de metrô para a linha cinza (L) – Canarsie – Rockaway Pkwy.
Desça na estação 1AV e caminhe por mais 5 minutos (aproximadamente).
Não deixe de colocar o restaurante Raclette no seu roteiro!
Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário.
🙂 GUIA DE BAIRROS: e-book com dicas do que fazer, onde comer e onde ficar INGRESSOS: atrações de Nova York em reais e cancelamento grátis CHIP EUA: compre no Brasil com 10% de desconto. Cupom DICASNOVAYORK SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 15% de desconto. MELHOR PASSE DE ATRAÇÕES: Go City 5% desconto. Cupom GO5DICAS HOSPEDAGEM: lista com os melhores hotéis para ficar em Nova York TRANSFER AEROPORTO: com motorista brasileiro e atendimento personalizado CONTA EM DÓLAR: de graça na NOMAD e ganhe até $20. Cupom DICASNOVAYORKPLANEJAMENTO DE VIAGEM
olá Fabio. Uma pena ter fechado, amava este restaurante. Sabe me dizer se tem algum, aí em NY, que serve raclette neste mesmo estilo?
Olá, Suamy, tudo bem?
Uma pena mesmo! Não conheço outro restaurante do estilo.
Na feira gastronômica tinha uma barraquinha de Raclette, mas esse ano não sei se ainda está lá.
Obrigado.
Boa tarde Fábio, vim para NY com suas dicas, e estou com uma dúvida o Restaurante Raclette está fechado? Obrigado Família Tozetti.
Olá, Ruth, tudo bem?
Infelizmente, o restaurante fechou em julho de 2022, conforme descrito na primeira linha do texto.
Obrigado por acompanhar as dicas.
Olá!
Fiquei na dúvida em relação ao cardápio. Primeiro escolhe o prato e depois o tipo de queijo? Ou existe um padrão pra cada prato? Obrigada!
Olá Brenda, tudo bem?
Você escolhe o prato e o tipo de queijo para acompanhamento. Caso solicite mais do que um queijo, é cobrado um pequeno adicional.
Obrigado.
Boa noite. Ótima descrição do lugar . Sabe dizer se tem opção sem carne vermelha ? Super obrigada .
Olá Cíntia, tudo bem?
Muito obrigado pela mensagem.
Tem sim. O prato Savoyarde é sem carne vermelha, além de saladas e outras opções.
Você pode consultar o cardápio completo nesse link: https://raclette.nyc/new-york-east-village-raclette-food-menu
Obrigado.
Olá Fabio, irei no final do mes (novembro) com minhas filhas e minha neta, mas a viagem já começou com as suas dicas. Valeu! Acabei de reservar no Raclettenyc mas não consegui pelo Resy, consegui pelo instagram deles.
Olá Rose, tudo bem?
Muito obrigado por acompanhar minhas dicas, fico muito feliz em fazer parte da sua viagem.
Que bom que conseguiu reservar diretamente no instagram deles, espero que curta muito o restaurante Raclette. Eu adorei a experiência!
Conte comigo no que precisar.
Obrigado mais uma vez.