Ônibus Hop-on Hop-off em Nova York: como funciona

onibus hop-on hop-off nova yorl

O ônibus hop-on hop-off em Nova York é muito utilizado pelos turistas por ser uma forma prática e segura para conhecer toda as principais atrações, sem preocupações.

Essa modalidade de tour é muito comum nas principais capitais do mundo, com os ônibus de dois andares chamados de double-decker com visão panorâmica na parte superior.

Na Big Apple não é diferente, por mais que a cidade seja conhecida pelo trânsito caótico e um sistema público de transporte bem eficiente, os ônibus hop-on hop-off estão sempre lotados de turistas, em qualquer época do ano.

Porém, os ônibus panorâmicos ainda geram muitas dúvidas entre os viajantes, principalmente se vale a pena fazer o passeio durante a viagem.

Para ajudar, esse post tem todas informações e dicas para utilização.

Leia também: passes de atrações em Nova York


ÔNIBUS HOP-ON HOP-OFF EM NOVA YORK


Hop-on hop-off é uma modalidade de tour com paradas determinadas para descer ou subir do transporte, quantas vezes quiser, dentro do período contratado.

Geralmente, o passeio é realizado de ônibus com paradas nos principais pontos turísticos, assim fica mais prático conhecer o local desejado e retomar o itinerário previsto no passeio.

As principais empresas dos ônibus turísticos mapearam Nova York em três rotas principais:

– Manhattan | Uptown

– Manhattan | Downtown

– Brooklyn

Há também o passeio noturno no coletivo de dois andares, porém essa rota não é considerada hop-on hop-off, porque não existem paradas durante o trajeto.

Nos passeios ninguém é obrigado a descer do ônibus e quem preferir pode fazer toda a rota com a companhia do guia em inglês ou utilizar os fones de ouvido com áudio em português.


PARA QUEM É INDICADO O HOP-ON HOP-OFF


O ônibus hop-on hop-off em Nova York é indicado para todos os turistas, independentemente da idade, porque a cidade tem tantas atrações que o passeio ajuda a ter uma visão geral.

Ideal para quem vai viajar pela primeira vez a Nova York, não está habituado a utilizar o transporte público ou tem poucos dias para ficar na cidade.

Com o ingresso de 1 dia é possível fazer duas rotas completas de Uptown e Downtown, independentemente da empresa escolhida e depois explorar os lugares com mais tranquilidade.

Fora isso, a visão privilegiada na parte superior do ônibus panorâmico ajuda a registrar belas fotos, além de ouvir as curiosidades e história contadas pelo guia.


Hop-on Hop-off no inverno


onibus hop-on hop-off em nova york

Uma das dúvidas mais frequentes dos turistas é se o ônibus hop-on hop-off em Nova York funciona normalmente no inverno.

Na Big Apple nada deixa de funcionar por causa das baixas temperaturas ou por chuva, porque a cidade é muito estruturada para qualquer estação.

Os países do hemisfério norte enfrentam quase 6 meses de dias frios, por isso são bem preparados para receber os turistas, mesmo no inverno.

O mesmo ocorre com as empresas dos ônibus panorâmicos, com uma preparação especial para enfrentar as adversidades do clima.

Nos carros são instalados uma proteção de acrílico na parte superior, para proteger do vento gelado e da chuva, o que ajuda bastante no passeio.

Fora isso, o ônibus também tem assentos na parte inferior, totalmente climatizada, porém sem o visual panorâmico.

Evite o passeio apenas em dias de chuva. Caso não tenha jeito, aguarde no ponto um ônibus mais vazio e fique na parte coberta.

Nos dias frios do inverno vista-se adequadamente com roupas térmicas, jaqueta corta-vento, proteger as extremidades com meias, gorro, luvas e até o protetor de orelha ajuda bastante. Nada muito diferente das vestimentas e acessórios do dia a dia durante uma viagem no inverno.

Leia no blog: inverno em Nova York


PONTOS DE PARADAS DOS ÔNIBUS

onibus hop-on hop-off em nova york

As empresas compartilham mais de 60 pontos em Manhattan, Harlem e Brooklyn, para facilitar o trânsito e o acesso de passageiros.

Todos os pontos são sinalizados com uma plaquinha com número, nome da parada e também as empresas que podem operar no local.

Quando o ponto está sinalizado como hop-on hop-off, nesse local é permitido descer e subir do ônibus, basta aguardar na fila correta.

onibus hop-on hop-off em nova york

Não se preocupe em querer decorar todos os lugares de paradas, porque são distribuídos mapas no local de partida dos ônibus panorâmicos.

O tempo de espera varia de 20 a 30 minutos, a depender do trânsito na cidade. Atente-se apenas aos horários de circulação dos coletivos.


EMPRESAS EM NOVA YORK


Quem visita Nova York fica impressionado com a quantidade de ônibus de dois andares por Manhattan e arredores. Porém, há apenas duas grandes empresas que operam na cidade:

– Big Bus Tours

– CitySightSeeing New York

Essas duas companhias globais atuam também nas principais capitais turísticas e são especialistas nesse segmento, ou seja, são seguras e prestam um serviço de qualidade.

É claro que cada empresa tem suas características e uma forma de atuar diferente em Nova York.

Tenho diversas experiências na Big Bus Tours e também na CitySightSeeing New York, por isso consigo listar todas as informações com os prós e contras de cada uma nesse post.


BIG BUS TOURS NEW YORK


Uma das maiores empresas do segmento de ônibus double-decker e presente em dezenas de cidades do mundo, essa é a Big Bus Tours.

Seus ônibus tem a cor bordô e amarelo, o que chama muito a atenção de todos onde passa, mas o destaque maior é pela qualidade dos seus serviços e dos guias presentes nos passeios.

A Big Bus tem 35 lugares de paradas, nos pontos principais turísticos de Manhattan, Harlem e Brooklyn, em 5 rotas diferentes:

– Downtown | Vermelha

Essa linha tem ponto de partida em frente a loja da M&M’s World na Times Square, onde também fica o escritório central da Big Bus Tours para troca de ingressos e informações.

Essa é uma das rotas mais procuradas com paradas em locais estratégicos de Midtown (centro) e Downtown (sul) de Manhattan.

Recomendo sempre a linha vermelha para ter uma visão geral da cidade, porque as paradas principais são no Bryant Park, Empire State, Flatiron District, Union Square, SoHo, Chinatown, Brooklyn Bridge, Wall Street e é a única linha com um ponto de parada no Hudson River.

No total são 18 lugares para subir e descer do ônibus, em um dos trajetos mais longos com duração média de 90 a 120 minutos, a depender do trânsito e do fluxo de passageiros.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Downtown | Vermelha


– Uptown | Azul

A rota de Uptown já foi a maior da Big Bus Tours, mas sofreu uma redução porque era muito demorada, principalmente porque dava uma volta inteira no Central Park e subia até o bairro do Harlem.

Agora, mais enxuta, a linha Uptown | Azul tem apenas 14 paradas, ideal para conhecer com tranquilidade a região do Upper East Side de Manhattan, uma das mais ricas culturalmente.

Destaque da rota é o Museum Mile com The Metropolitan Museum of Art, Guggenheim, The Frick Collection Museum, além da parada no Central Park e hotel The Plaza.

O trajeto tem passagem no Central Park e também em Midtown, com paradas no Bryant Park, Grand Central Terminal, Times Square e no Madison Square Garden.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Uptown | Azul


– Harlem | Verde

harlem

A linha com menos pontos de descida e subida também é a mais curta do Big Bus Tours, porque até pouco tempo atrás fazia parte do trajeto de Uptown.

Ainda bem que a empresa desmembrou em duas linhas, porque assim ficou muito mais funcional e rápido para o passageiro, com duração de apenas 1 hora, aproximadamente.

Apesar de levar o nome de Harlem, essa rota tem passagem principal no Upper West Side, lado esquerdo do Central Park com destaque para o Museu de História Natural.

São apenas 4 pontos de paradas ao norte de Manhattan como a catedral de St. John Divine, eternamente em reformas, e o Apollo Theater, palco de apresentações históricas de grandes artistas da cultura americana.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Harlem | Verde


– Brooklyn | Roxa

Esse também é um trajeto curto, mas é um dos mais legais, porque o ônibus panorâmico faz a travessia da Brooklyn Bridge, uma experiência bem diferente.

No total são 4 paradas estratégicas e as saídas do ônibus são realizadas próximas ao Battery Park, o mesmo parque das balsas para a Estátua da Liberdade, no extremo sul de Manhattan.

Recomendo essa linha para conhecer um pouco mais do Brooklyn, principalmente o Prospect Park, um dos maiores parques de Nova York, criação do mesmo arquiteto do Central Park.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Brooklyn | Roxa


– Discover NYC – Noturna | Amarela

Uma das linhas mais concorridas pelos turistas é a amarela, com saídas do ônibus disponíveis de 30 em 30 minutos em frente a loja M&M’s World, na Times Square, a partir das 18h.

O ônibus panorâmico não é hop-on hop-off, ou seja, não tem paradas durante a viagem, essa é uma excursão turística noturna para ter uma visão geral das luzes e cores de Nova York.

Na minha opinião é um dos trajetos mais legais, porque inclui parte da rota Downtown | Vermelha e também da Brooklyn | Roxa, com a travessia da Brooklyn Bridge.

A duração do percurso é de aproximadamente 2 horas, por isso reserve essas horas no seu roteiro porque vale muito a pena a experiência.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Noturna | Amarela


PRÓS E CONTRAS DA BIG BUS TOURS


A Big Bus Tours tem muita qualidade nos serviços oferecidos de tours nos seus ônibus panorâmicos em Nova York. Mesmo assim tem seus prós e contras:

Prós

– Maior quantidade de pontos e rotas em Nova York

– Várias opções de tickets e combos para utilização do ônibus

– Excelentes guias durante o trajeto

– Opção de áudio-guia em português

– Desconto para compra antecipada no site oficial

Contras

– Site oficial é confuso para compra dos ingressos

– Venda dos ingressos apenas em dólar e sem a possibilidade de parcelar

– A rota de Uptown podia ser mais completa e com mais paradas

– O passeio noturno não é fácil de embarcar, porque são poucos horários

– A rota do Harlem tem poucas paradas no bairro


INGRESSOS PARA BIG BUS TOURS


Os ingressos são vendidos no site oficial da Big Bus Tours com descontos bem interessantes para reservas antecipadas, com validade de até 6 meses, sem necessidade de reservas.

Clique aqui para informações e valores

Após a compra será enviado o voucher para apresentar para validação dos funcionários da Big Bus Tours que ficam em frente aos pontos iniciais de cada rota.

O prazo de utilização é contabilizado a partir do momento que o ticket é validado.

Todas as informações, mapas e rotas são disponibilizados no site oficial e também no guia enviado para o e-mail.

As opções principais de compra são divididas em:

– Classic Ticket

1 dia de ônibus hop-on hop-off em Nova York nas rotas Uptown e Downtown

– Premium Ticket

2 dias de ônibus hop-on hop-off em Nova York nas rotas Uptown, Downtown e apenas uma escolha entre as rotas do Brooklyn, Harlem ou Discover NYC – Tour Noturno.

– Deluxe Ticket (o mais indicado)

2 dias de ônibus hop-on hop-off em Nova York para utilização do ônibus em todas as rotas: Uptown, Downtown, Brooklyn, Harlem e Discover NYC – Tour Noturno.

– Night Tour

Ingresso para o tour completo com o ônibus noturno que não é hop-on hop-off

Os demais ingressos são combos e semelhantes aos passes de atrações de Nova York. Na minha opinião, os passes tem muitas outras atividades e compensam mais.

Clique aqui para informações e valores


CHIP T-MOBILE COM INTERNET ILIMITADA

Compre o chip no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet no celular


CITYSIGHTSEEING NEW YORK


O ônibus vermelho e amarelo da CitySightSeeing está em quase 100 das principais cidades turísticas do mundo.

Por incrível que pareça a companhia não começou suas atividades em Nova York ou em outra capital mundial, e sim em Sevilla, na Espanha. Só depois começou a expandir globalmente.

A empresa tem a maior quantidade de ônibus pelas ruas de Nova York. Basta observar por 5 minutos, próximo aos pontos turísticos, para encontrar algum “vermelhinho”.

O Visitor Center para trocar o ingresso pelo bilhete do ônibus está muito bem localizado na 777 8th Avenue, próximo a Times Square e aos principais hotéis de Nova York.

A CitySightSeeing New York oferece 4 diferentes rotas pela cidade: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour. Todas bem completas e com paradas nos principais pontos turísticos.

– Downtown – Verde

No total são 18 paradas para descidas e subidas disponíveis na rota de Downtown

Com pontos na Times Square, Empire State, Flatiron District, SoHo, Chinatown, World Trade Center, entre outros, é um dos passeios mais procurados pelos turistas.

Destaque para as paradas no East Village, bairro boêmio com muitos bares e restaurantes – pouco explorado pela maioria dos turistas – e também no prédio das Nações Unidas (ONU).

O trajeto tem duração entre 1h30min a 2 horas, a depender do trânsito na cidade.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Downtown | Verde


– Uptown | Azul

harlem

Posso dizer que essa é a rota que mais gosto do hop-on hop-off em Nova York?

São 21 pontos de subidas e descidas dos dois lados do Central Park, nos principais museus de Nova York e também paradas estratégicas no bairro do Harlem.

Essa é uma oportunidade de conhecer um pouco da cultura do bairro mais influente na história dos Estados Unidos, e nem precisa descer do ônibus, porque o guia explica tudo.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Uptown | Azul


– Brooklyn Tour | Roxa

O trajeto da CitySightSeeing New York tem 9 paradas e conhecer o Brooklyn com o ônibus hop-on hop-off é sempre excelente para fotos da vista superior panorâmica, principalmente na Brooklyn Bridge.

Destaques para o ponto após a Brooklyn Bridge, ideal para passear pela região do D.U.M.B.O., com um visual incrível de Manhattan.

O passeio de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, é guiado em inglês e tem áudio-guia em português nos fones de ouvido disponibilizados ao entrar no ônibus.

Clique aqui para consultar o mapa da linha Brooklyn Tour | Roxa


– Night Tour | Amarela

Esse trajeto também é um dos mais disputados da CitySightSeeing New York, porque é a oportunidade de conhecer as luzes de Nova York com vista privilegiada do ônibus de dois andares.

A rota é uma combinação da linha de Downtown com a linha do Brooklyn, porém sem o hop-on hop-off, visto que é essa é apenas uma excursão panorâmica pela cidade.

O guia narra fatos e histórias em inglês sobre os pontos turísticos com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. Imperdível!

Clique aqui para consultar o mapa da linha Night Tour | Amarela


PRÓS E CONTRAS DA CITYSIGHTSEEING NEW YORK


Por mais que a CitySightSeeing New York seja a maior empresa do mundo, quando o assunto é hop-on hop-off, seus serviços tem seus prós e contras:

Prós

– Site simples com opções de escolha dos tickets por dias ou por rota

– Opção de áudio-guia em português

– Maior quantidade de ônibus em Nova York

– Menos filas nas paradas

– Valores mais acessíveis dos ingressos

– Opção de compra em reais e em até 6 vezes sem juros


Contras

– Rotas mais longas e demoradas

– Necessidade de troca do voucher no Visitor Center

– A rota de Downtown não tem para no Hudson River

– Poucos horários no Night Tour


INGRESSOS PARA CITYSIGHTSEEING NEW YORK


Os ingressos para os ônibus panorâmicos da CitySightSeeing New York são vendidos em duas opções para compra:

SITE OFICIAL – DÓLAR

O site oficial disponibiliza a compra pela quantidade de dias ou os ingressos avulsos pelas rotas desejadas, porém para pagamento apenas em dólar no cartão de crédito.

Clique aqui para informações e valores

Atenção apenas na diferença entre Single Day Pass e 24 hour Pass.

No Single Day, após a validação no Visitor Center, o bilhete é válido apenas para o mesmo dia.

Já no 24 Hour Pass o prazo é de 24 horas a partir do horário de utilização. Se validou o passe às 13h de um dia, poderá utilizar os ônibus até 13h do dia posterior.

As opções principais para compra estão divididas em:

– All Around Town 24 Hour Tour

24 horas de utilização ilimitada do ônibus panorâmicos em todas as rotas da empresa: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour.

– All Around Town 48 Hour Tour

48 horas de utilização ilimitada do ônibus panorâmicos em todas as rotas da empresa: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour.

– All Around Town 72 Hour Tour

72 horas de utilização ilimitada do ônibus panorâmicos em todas as rotas da empresa: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour.

– All Around Town 4 day ticket

4 dias de utilização ilimitada do ônibus panorâmicos em todas as rotas da empresa: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour.

– All Around Town 5 day ticket

5 dias de utilização ilimitada do ônibus panorâmicos em todas as rotas da empresa: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour.

Clique aqui para informações e valores


SITE WEPLANN – REAIS E EM 6 VEZES SEM JUROS


A plataforma de ingressos do blog, em parceria com a WePlann, disponibiliza algumas opções de ingressos para os ônibus panorâmicos da CitySightSeeing New York.

A vantagem é que os valores são para pagamento em reais e em até 6 vezes sem juros.

As opções para reservas estão dividas em:

– 48 ou 72 horas de hop-on hop-off

Escolha entre 48 horas ou 72 horas de utilização ilimitada do ônibus hop-on hop-off em Nova York em todas as 4 rotas disponíveis: Downtown, Uptown, Brooklyn e Night Tour.

Clique aqui para informações e valores


– Tour noturno no ônibus panorâmico

Faça um passeio guiado em inglês pelos principais pontos turísticos de Manhattan e do Brooklyn, com visão privilegiada do ônibus de dois andares.

Esse passeio não é hop-on hop-off, ou seja, sem paradas durante o percurso.

Clique aqui para informações e valores

Em todas as opções de ingressos da CitySightSeeing New York será enviado um e-mail com o voucher da compra para ser trocado pelo bilhete do ônibus no Visitor Center da empresa.

Todas as instruções, mapas e informações também serão enviados por e-mail.


PASSES DE ATRAÇÕES COM HOP-ON HOP-OFF


new york sightseeing pass

Os passes de atrações são formas de economizar nas entradas das principais atrações de Nova York, porque os ingressos combinados são mais baratos do que vendidos nas bilheterias.

Essa dica também é válida para utilização do hop-on hop-off, seja para os ônibus da Big Bus Tours ou da CitySightSeeing New York.

Os principais passes de atrações com hop-on hop-off são:


New York PASS


radio city

Um dos principais passes de atrações de Nova York, com mais de 100 atrações, tem parceria com a Big Bus Tours. O passe é contratado pelos dias desejados.

O New York Pass você permite acesso a 24 horas de utilização do ônibus panorâmico nas linhas Downtown e Uptown, para utilização dentro do período contratado do passe.

Leia no blog: experiência com o New York Pass


Explorer Pass


radio city

O Explorer Pass é um passe flexível, para escolher apenas as atrações desejadas entre mais de 100 opções disponibilizadas para utilização.

Caso escolha utilizar um crédito para o hop-on hop-off, o passe disponibiliza 24 horas de ônibus panorâmico da Big Bus Tours nas rotas Downtown e Uptown.

Leia no blog: experiência com o Explorer Pass


SightSeeing Pass


Esse é o passe que mais tem vantagens para quem pretende utilizar o ônibus hop-on hop-off em Nova York, porque a empresa faz parte da CitySightSeeing New York.

Leia no blog: experiência com o SightSeeing Pass

O SightSeeing Pass é dividido em duas opções:

The SightSeeing Pass | Comum | Por dias

Para quem adquire o SightSeeing Pass, passe semelhante ao New York Pass, com mais de 100 atrações, tem direito ao ônibus todos os dias do período contratado, nas rotas Downtown, Uptown e Brooklyn.

Exemplo: adquiriu o SightSeeing Passe de 5 dias. Poderá utilizar 5 dias consecutivos o ônibus da CitySightSeeing New York.

Essa regra é válida para o passe de 1 a 10 dias.

Clique aqui para informações e valores do passe


The SightSeeing Flex Pass | Por quantidade

Já o SightSeeing Flex Pass é contratado pela quantidade de atrações desejadas para conhecer em Nova York, com a vantagem que apenas 1 crédito dá direito a 72 horas consecutivas do ônibus.

Exemplo: contratou o passe de 5 atrações e resolveu utilizar 1 crédito no ônibus panorâmico.

Um único crédito possibilitará utilizar o ônibus por 72 horas nas rotas Downtown, Uptown e Brooklyn e ainda restará 4 atividades no passe.

Essa é a maior vantagem que um passe pode oferecer em relação ao ônibus hop-on hop-off em Nova York. Um valor economizado bem alto e que vale realmente a pena!

Clique aqui para informações e valores do passe


Como disse anteriormente, o ônibus panorâmico é excelente opção para quem tem pouco tempo em Nova York, alguma dificuldade de locomoção ou pretende ter uma visão geral das atrações.

Por isso, escrevi esse post para servir de guia com todas informações sobre o ônibus hop-on hop-off em Nova York e como utilizá-lo.

Caso tenha alguma dúvidas, deixe um comentário.

🙂


PLANEJAMENTO DE VIAGEM

INGRESSOS: entrada para as principais atrações em reais e 6 vezes sem juros.

CHIP: compre o chip no Brasil com 10% de desconto para chegar nos EUA com internet no celular.

SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 5% de desconto.

HOSPEDAGEM: lista dos hotéis mais reservados pelos brasileiros em Nova York.


Jornalista de formação e apaixonado por esportes americanos. O Dicas Nova York é o seu espaço para compartilhar informações e experiências, para que todos conheçam a Big Apple de um jeito diferente e descontraído.

8 Comments

  • Responder dezembro 31, 2018

    Maria Eufrasia

    Excelentes dicas, estou a dias lendo seus posts ! Mui grata

    • Responder janeiro 2, 2019

      Fabio Angheben

      Muito obrigado Maria.

      Fico muito feliz em saber que acompanha minhas dicas.

      Conte comigo no que precisar.

      Obrigado.

  • Responder dezembro 25, 2018

    Luciene

    Oi Fábio. Muito obrigada pelas dicas espetaculares. São dias que estou lendo as tuas dicas. Mas uma pergunta viajo dia 27 de dezembro e vou comprar o Sightseeing para 4 dias ( e vou ficar 7 dias) mas tem escrito que eles precisam de 72 horas para confirmar a compra, e agora? E você acha legal 4 dias com o ônibus ? Ou você aconselharia mais dias ou menos? Muito obrigada.

    • Responder dezembro 26, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Luciene, tudo bem?

      Eu que agradeço por acompanhar minhas dicas.

      Recomendo comprar diretamente no site oficial do SightSeeing Pass que a confirmação da compra costuma ser mais rápida.

      4 dias com o ônibus está ótimo, porque você consegue conhecer os principais pontos turísticos tranquilamente em todas as rotas.

      Obrigado.

  • Responder dezembro 17, 2018

    Mariana Tognolo

    Bom dia! O passeio vale a pena também na época de frio?

    • Responder dezembro 17, 2018

      Fabio Angheben

      Olá Mariana, tudo bem?

      O ônibus hop-on hop-off funciona normalmente em qualquer época do ano.

      Nos dias de temperatura baixa ou chuva, é colocada uma proteção de acrílico na parte superior do ônibus que ajuda na proteção contra o vento e o frio.

      Já fiz o passeio no inverno, o que atrapalha bastante é o vento, por isso utilize roupas que protegem do vento como jaquetas apropriadas, cachecol, gorro e luvas para evitar que o frio atrapalhe o passeio.

      Obrigado.

  • Responder dezembro 16, 2018

    Livia

    Adoramos o post! Obrigada por tornar Nova York mais simples para os seus visitantes!

Leave a Reply