Bicicleta em Nova York: como funciona e como alugar

bicicleta em nova york

Já sonhou em andar de bicicleta em Nova York? Se sim, esse post foi feito para você.

Conhecer a cidade em cima de uma bike é uma forma de descobrir lugares e paisagens que muitas vezes passamos desapercebidos quando estamos de carro ou de transporte público.

Nesse post, você vai encontrar:

Onde andar de bicicleta em Nova York
Bicicleta em Nova York é seguro?
Como alugar uma bicicleta em Nova York
Quais tipos de bicicletas disponíveis
Descontos para aluguel das bikes
Tours de bicicleta no Central Park e Brooklyn Bridge
Pedicab Tour no Central Park
Andar de bicicleta em Nova York vale a pena?

Leia no blog: o que fazer em Manhattan


Bicicleta em Nova York


bicicleta em nova york

Nova York tem investido muito nos transportes alternativos para diminuir os longos congestionamentos de carros e melhorar a qualidade de vida na cidade.

No dia a dia, é muito comum ver moradores com patinetes elétricos, skates e, principalmente, bicicletas nos seus deslocamentos. Esses meios de transportes são práticos e ainda são ecologicamente corretos, por serem menos poluentes do que carros.

bicicleta em nova york

Ao contrário das grandes capitais brasileiras, onde o trânsito de motocicletas é intenso, em Manhattan existem várias restrições para esse tipo de veículo motorizado.

Por isso, os entregadores que trabalham em aplicativos de delivery em geral optam pela bike para fugir do trânsito e não pelas motos.

Já para o visitante que vai passar alguns dias na Big Apple, pedalar uma bike é uma forma de curtir Nova York de uma forma diferente.

Só que o transporte em duas rodas não substitui o metrô, por exemplo, que é mais eficiente para conhecer os pontos turísticos.

Leia também: metrô em Nova York


Onde andar de bicicleta em Nova York


bicicleta em nova york

Nova York está preparada para receber os ciclistas em todos os cantos, principalmente nos distritos de Manhattan e no Brooklyn, onde a bike é muito utilizada pelos moradores.

Em Manhattan, são disponibilizadas diversas ciclovias seguras que cortam a ilha de norte a sul, dentro dos parques e também ciclofaixas compartilhadas com os carros.

bicicleta em nova york

Para quem não é experiente em cima de duas rodas, recomendo procurar lugares seguros como as ciclovias e evitar andar no meio da rua, entre os carros, por razões de segurança.

Por isso, pedalar nas ciclovias exclusivas e dentro dos parques é sempre uma boa opção. 

Os principais lugares para andar de bicicleta em Nova York são:

  • Central Park
  • Prospect Park
  • Brooklyn Bridge
  • Brooklyn Bridge Park
  • Governors Island
  • Water Front Greenway

Leia também: parques em Nova York


Central Park


bicicleta em nova york

Totalmente preparado para receber ciclistas amadores e profissionais, o Central Park tem 3 diferentes ciclovias e sinalização específica para evitar acidentes de percurso.

Os loops – como são chamados os percursos ao redor do parque – são de 10 km, 8 km e a mais curta de quase 3 km, a mais utilizada pelos turistas.

bicicleta em nova york

Durante o passeio é possível curtir os monumentos, atrações e tudo de melhor que o parque tem para oferecer. Se cansar de pedalar, é só descer da bike, sentar em um gramado e recuperar as energias.

Atente-se às áreas designadas exclusivas para os pedestres, onde andar montado na bicicleta é proibido. Nesses locais sinalizados, é necessário descer e empurrar a magrela.

Faça o download do mapa da ciclovia do Central Park.

Leia também: o que fazer no Central Park


Prospect Park


Localizado no Brooklyn, o local foi projetado com grandes ciclovias e cheio de atividades.

Muito mais calmo e tranquilo do que o Central Park, o parque conta com quase 6 quilômetros de caminhos em áreas arborizadas e muito seguras para andar de bike.

Leia também: o que fazer no Brooklyn


Brooklyn Bridge


ponte do brooklyn

Uma das pontes mais famosas de Nova York também tem uma ciclofaixa para bicicletas.

O espaço também é dividido com os pedestres que muitas vezes não se atentam a linha pintada no chão e invadem a faixa das bikes, o que pode ser um pouco perigoso.

Pedalar na Brooklyn Bridge é necessário planejamento em horários alternativos e ter paciência para enfrentar a multidão que faz diariamente a travessia da ponte a pé.

Leia no blog: travessia da Brooklyn Bridge


Brooklyn Bridge Park Greenway


ponte do brooklyn

Logo após a travessia da Brooklyn Bridge, às margens do East River, está localizado o Brooklyn Bridge Park, uma das áreas verdes mais frequentadas pelos turistas.

A ciclovia é chamada de Brooklyn Bridge Park Greenway e a pedalada conta com vistas espetaculares do skyline do sul de Manhattan, além de um passeio pelas ruas do DUMBO, bairro mais charmoso do Brooklyn.

Leia também: o que fazer no DUMBO


Governors Island


governors island

A pequena ilha do verão, aberta apenas entre Maio e Outubro, é totalmente livre de carros e segura para pedalar com vistas espetaculares da Estátua da Liberdade e de Manhattan.

Com entrada gratuita – a 5 minutos de Manhattan – a Governors Island tem acesso apenas de ferry que aceita bicicletas sem cobrança adicional.

A volta inteira na Governors Island tem um pouco mais de 7 quilômetros com muitas áreas para descanso e várias atividades para os visitantes.

Leia no blog: Governors Island em Nova York


Water Front Greenway


bicicleta em nova york

A ciclovia mais completa de Manhattan chama Water Front Greenway.

Exclusiva para pedalada, ou seja livre de carros, a ciclovia tem 17 quilômetros de momentos de lazer em toda a ilha de Manhattan.

Destaque para o percurso entre o Hudson River Park e Lower Manhattan com vistas do Hudson Yards, Midtown e World Trade Center. Um verdadeiro oásis para os ciclistas.


Mapa das ciclovias de Nova York


bicicleta em nova york

Se você acha o mapa do metrô de Nova York confuso é porque nunca conferiu o mapa das ciclovias de Nova York. São tantas sinalizações, cores e rotas que parece complicado de entender.

Esse é apenas um pedaço do mapa. E aí, o que acha? Dá para entender algo?

Para ajudar a decifrar esse emaranhado de cores e legendas, vou explicar como funcionam as principais rotas, assim fica mais fácil compreender.

Se preferir, faça o download do mapa das ciclovias de Nova York.


Bike Path | Greenway


bicicleta em nova york

As áreas sinalizadas em verde no mapa são as ciclovias exclusivas para as bicicletas. 

Geralmente são ciclovias perpendiculares nas grandes avenidas, muito bem sinalizadas, livres de carros e ideais para pedalar com segurança.

A Bike Path é uma ciclovia na rua, locais são muito utilizados pelos entregadores de delivery e moradores que utilizam a bike no dia a dia. 

bicicleta em nova york

Por mais que esses espaços sejam criados para serem seguros, sempre há um certo risco, principalmente por causa de pedestres desavisados e dos carros que fazem as conversões nas esquinas. É necessário um certo nível de conhecimento para pedalar nas bikes lanes.

bicicleta em nova york

Já as Greenways são bike lanes em áreas verdes, dedicadas para uma pedalada à lazer.

Para os turistas, recomendo pedalar na Hudson River Greenway, no Hudson River Park. Área segura, com muito verde, áreas de descanso e visuais incríveis da cidade.


Bike Lane (ciclofaixas)


bicicleta em nova york

A bike lane é apenas um desenho no chão para informar que o espaço da rua é compartilhado com os carros, mas essa sinalização nem sempre é respeitada.

Recomendo evitar andar de bicicleta nesses espaços porque é comum andar lado a lado com outros veículos grandes como caminhões e ônibus.

Para quem quer apenas passear de bicicleta sem stress pode evitar as Bikes Lanes, na sua grande maioria entre as ruas paralelas de Nova York, e desrespeitada por pedestres e motoristas.

Nesse caso, dê preferência sempre pelas ciclovias exclusivas e passeios dentro dos parques. Caso precise utilizar uma ciclofaixa, redobre a atenção no caminho.




Aplicativo de ciclovias em Nova York


bicicleta em nova york

O turista não precisa dominar todas essas especificações, ao contrário, basta fazer o download do aplicativo “Ride App—automatic ride mapper” que será muito mais fácil escolher onde pedalar com segurança dentro de Nova York.

Disponível para IOS e Android, o aplicativo tem o mapa com todas as ciclovias, lugares para aluguel de bicicleta e ainda tem um contador de passos e pedaladas. Muito bom!


Andar de bicicleta em Nova York é seguro?


bicicleta em nova york

Nova York tem um trânsito caótico, porém é uma cidade segura para pedalar.

Importante é prestar muita atenção nas sinalizações, não pedalar com fone de ouvido para evitar distrações e, principalmente, respeitar os pedestres nas faixas e nas ruas.

bicicleta em nova york

Claro que andar de bicicleta tem seus riscos, principalmente para quem não utiliza o transporte no dia a dia. Por isso, é bom seguir algumas regrinhas básicas de segurança:

– Utilize sempre o capacete;
– Respeite o espaço dos pedestres;
– Está com medo ou com dúvidas, desmonte da bike e siga a pé;
– Não ande montado na bicicleta em cima das calçadas; 
– Dentro dos parques não ultrapasse o limite de 30km/h;
– Confira a direção das ciclovias. Muitas tem direção única;
– Não pedale nos gramados dos parques ou em locais proibidos;
– Estacione a bicicleta em local apropriado e seguro;
– Obedeça as sinalizações de trânsito nas ciclovias e ciclofaixas;
– Sinalize com a mão para informar a mudança de direção.

bicicleta em nova york

O Central Park é um dos locais mais seguros para pedalar nas ciclovias sem se preocupar com carros, porém é importante respeitar os espaços destinados exclusivamente para pedestres. Nesses locais sinalizados, desmonte da bicicleta e continue o percurso a pé.

bicicleta em nova york

Não estacione a bike em qualquer lugar. Verifique sempre se há placas de proibição e nunca deixe a bicicleta na entrada de lugares privados como restaurantes e casas para não causar problemas para os pedestres.

Siga essas regras que sua experiência com a bicicleta em nova York será muito tranquila.


Como alugar uma bicicleta em Nova York


bicicleta em nova york

Deu para perceber que Nova York está cada vez mais preparada para receber os ciclistas. 

O interesse do visitante pela bicicleta é cada vez maior, por isso as empresas têm investido cada vez mais na qualidade dos serviços oferecidos para atender a demanda.

bicicleta em nova york

O aluguel da bicicleta pode ser por hora, períodos ou para o dia inteiro. 

A reserva antecipada para o dia inteiro conta com 50% de desconto.

O serviço inclui mapa, cadeado, capacete e até cestinha, caso seja solicitado.

Clique aqui para informações e valores

Após a reserva, será enviado um e-mail com todos os dados e instruções para retirar a bike na data agendada.

 


Tipos de bicicleta para alugar em Nova York


bicicleta em nova york

A empresa de aluguel oferece vários tipos de bicicletas para reservas da  marca Cannondale para atender todos os públicos.

Para alugar cadeirinha ou cestinha com rodas para bebê, precisa verificar a disponibilidade com a empresa no dia da retirada da bicicleta.

As bicicletas para aluguel em Nova York disponíveis são:

bicicleta em nova york

Cannondale Adventure

– Bicicleta Cannondale aro 26” com marchas;
– Indicada para homens e mulheres;
– Confortável e leve para pedalar;
– A mais reservada para passear em Nova York;
– Inclui mapa, cadeado, capacete e cestinha, caso solicitado.

Clique aqui para informações e reservas

 


bicicleta em nova york

Cannondale eBike Quick Neo

– Bicicleta Cannondale aro 26” com marchas;
– Bateria auxiliar para pedalada assistida;
– Velocidade máxima 35km/h;
– Velocímetro e controle da bateria;
– Ideal para pedalar com tranquilidade em longos percursos;
– Inclui mapa, cadeado, capacete e cestinha, caso solicitado.

Clique aqui para informações e reservas

 


bicicleta em nova york

Tandem Bike – Bicicleta dupla

– Bicicleta dupla da KHS, fácil de pedalar e muito segura;
– Indicada para aluguel em duas pessoas;
– Inclui mapa, cadeado, capacete e cestinha, caso solicitado.

Clique aqui para informações e reservas

 


Tour de bicicleta no Central Park


bicicleta em nova york

Fazer um tour de bicicleta dentro do Central Park é uma forma de aproveitar as principais atrações do parque mais famoso de Nova York.

O guia em inglês ou espanhol (conforme escolha na reserva) apresenta todos os segredos escondidos com curiosidades e muitas informações. 

O tour de bicicleta tem duração aproximada de 2 horas, é bem confortável, em grupo e ainda conta com paradas estratégicas nos principais cantinhos do Central Park.

As reservas são realizadas somente com antecedência e tem saídas diárias 

Clique aqui para informações e reservas

O valor do passeio inclui o aluguel da bicicleta, capacete e guia licenciado.

 


Tour de bicicleta na Brooklyn Bridge


brooklyn new york

Esse tour guiado de 2 horas passeia pelo do sul de Manhattan com passagens pela área da Prefeitura e travessia da Brooklyn Bridge.

Após a travessia da ponte, o guia faz paradas estratégicas para fotos do skyline de Nova York, a partir do Brooklyn Heights, área mais elevada do Brooklyn com visual incrível.

As reservas são realizadas com antecedência e tem saídas diárias.

Clique aqui para informações e reservas

O valor do passeio inclui o aluguel da bicicleta, capacete e guia licenciado.

 


Pedicab Tour no Central Park


pedicab

Para conhecer todos os cantinhos do Central Park de forma privativa e muito confortável tem a possibilidade de reservar um Pedicab Tour.

Pedicab é uma bicicleta com carruagem que comporta até 2 pessoas por tour. O guia em inglês pedala por você, assim o conforto é total durante todo o passeio.

O tour tem duração aproximada de 1 hora com passagens nos principais pontos turísticos dentro do Central Park e paradas estratégicas para fotos.

pedicab

Essa é uma das experiências mais surpreendentes que já fiz. O investimento vale muito a pena para quem não consegue andar de bicicleta ou prefere um passeio confortável para conhecer o Central Park de forma diferente.

pedicab

Indicado também nos dias de temperaturas baixas do inverno, porque a carruagem disponibiliza cobertor e proteção contra o vento.

As reservas são realizadas com antecedência e tem saídas diárias.

Clique aqui para informações e reservas

Após o pagamento, será enviado um voucher com todas informações e ponto de encontro para o tour de Pedicab no Central Parl.

 


Andar de bicicleta em Nova York vale a pena?


bicicleta em nova york

Seja nas ciclovias, nos parques ou até mesmo em um tour guiado, Nova York é a cidade ideal para incluir um passeio de bicicleta no roteiro.

Mesmo para quem não tem o hábito de pedalar no dia-a-dia vai se surpreender com a estrutura dos parques e ciclovias.

bicicleta em nova york

O aluguel do dia inteiro da bicicleta tem um valor bem acessível, ainda mais com o desconto de 50% para reservas antecipadas.

A bicicleta é indicada para qualquer época do ano, mesmo no frio intenso do inverno. Basta utilizar roupas adequadas para suportar as baixas temperaturas e o vento gelado.

bicicleta no central park

No verão, utilize filtro solar e beba muita água pois o calor de Nova York é muito intenso.

Caso não queira pedalar, faça um Pedicab Tour pelo Central Park. Vale a pena o investimento para conhecer o parque de forma diferente.

Não importa a sua escolha, no final das contas pedalar por Nova York é uma atividade muito interessante e espero ter ajudado com as dicas do post. 

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário.

🙂


PLANEJAMENTO DE VIAGEM

GUIA DE BAIRROS: e-book com dicas do que fazer, onde comer e onde ficar

INGRESSOS: principais atrações de Nova York com valores em reais

CHIP EUA: compre no Brasil com 10% de desconto. Cupom DICASNOVAYORK

SEGURO VIAGEM: faça uma cotação e contrate o seguro com 5% de desconto.

PASSE DE ATRAÇÕES:  SightSeeing Pass com 20% de desconto. Cupom DICASNOVAYORK 

HOSPEDAGEM: lista dos hotéis mais reservados pelos brasileiros em Nova York.

TRANSFER AEROPORTO: com motorista brasileiro e atendimento personalizado


Compartilhe

Fábio Angheben é jornalista e criador do Dicas Nova York. Apaixonado pela Big Apple, estuda muito e conhece em detalhes todas as ruas, histórias dos prédios, atrações e sonha um dia experimentar todos os hambúrgueres da cidade. Vive e respira Nova York todos os dias. Por isso, conta suas experiências no blog com muito carinho e atenção nos detalhes para a todos. Seu olhar ainda é de turista (talvez nunca perca isso) e adora trocar ideia sobre as experiências vividas em Nova York.

12 Comments

  • Responder setembro 29, 2019

    Luis Henrique

    Bom dia!
    Parabéns pelo Blog, estou usando muito para planejar minha viagem.
    Tenho uma dúvida, não sei se consegue me ajudar, sobre os passeios de bicicleta inclusos no NewYork SightSeeingPass (Fancy Apple) sabe se são apenas os Tours guiados ou consigo pegar a bike para fazer o passeio de meu interesse? E quanto tempo de passeio?
    Obrigado

    • Responder setembro 30, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Luis Henrique, tudo bem?

      Que demais! Muito obrigado mesmo por acompanhar minhas dicas.

      No SightSeeing Pass você pode optar pelo aluguel de bicicleta por 1 dia para andar do jeito que preferir ou pelo tour de bike pelo Central Park.

      Obrigado.

  • Responder agosto 14, 2019

    Alexandre

    Boa tarde Fábio, teu site é show, estou fazendo todo meu roteiro por ele. Muito completo.
    Queria te perguntar uma coisa, penso em alugar bike para andar no Central Park por um dia, queria saber se tem onde eu possa deixar a bike para eu entrar no Museu de História Natural e no Metropolitan Museu ou seria melhor ir nos museus e depois pegar a bike. Como estou acostumado com o Brasil tenho medo de roubarem a bike kkk. Abraço.

    • Responder agosto 14, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Alexandre, tudo bem?

      Muito obrigado mesmo por acompanhar minhas dicas. Fico feliz em ajudar! 🙂

      Ao lado dos Museus de História Natural e Metropolitan tem lugares para prender a bike com o cadeado para fazer a visitação com tranquilidade.

      Já fiz esse passeio de andar de bicicleta no Central Park e inclui os museus para visitação.

      Conhecemos bem como é esse sentimento de perder as coisas ou ser roubado, mas se você prender com o cadeado que a empresa empresta, ninguém vai mexer na sua bike.

      Ah, as bicicletas incluem um seguro contra roubo e acidentes. Por isso, não se preocupe quanto a isso.

      Obrigado. 🙂

      • Responder agosto 15, 2019

        Alexandre

        Obrigado pelo retorno Fábio, agora vou poder fazer meu passeio tranquilo. Este seguro que tu fala já ta incluso no preço do aluguel do dia inteiro ou tem que pagar a parte? Valeu.

        • Responder agosto 15, 2019

          Fabio Angheben

          Olá Alexandre, tudo bem?

          Pode alugar tranquilamente! 🙂

          O seguro é cobrado à parte no momento da retirada da bike. Se não me engano é algo entre $2 ou $3 dólares.

          Obrigado.

  • Responder agosto 14, 2019

    Mary Anne

    Primeiramente parabéns e obrigada pelo blog!!
    Da pra alugar a bike na hora? Sem reservar ou fazer nada pelo site? Se sim, da pra usar o cupom de desconto também?
    Obrigada

    • Responder agosto 14, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Mary Anne, tudo bem?

      Você pode alugar a bicicleta no dia, porém sem o desconto. O cupom é válido apenas para reservas antecipadas e não é aceito na loja.

      Obrigado.

  • Responder agosto 14, 2019

    Eduardo Alvarez

    Que legal esses explicativos, parabens pelo post.
    Aqueles aplicativos por exemplo do Citi Bike não funciona bem também? Saberia informar como funciona?
    Faremos esse City Tour pelas avenidas de NY em setembro e comentarei como foi a experiencia.

    • Responder agosto 14, 2019

      Fabio Angheben

      Olá Eduardo, tudo bem?

      Muito obrigado pela mensagem.

      O Citi Bike é bem famoso em Nova York, porém cada aluguel é limitado em 30 minutos, ou seja, você precisa devolver a bicicleta dentro desse período para não ser cobrado a mais.

      Um aluguel simples de 30 minutos custa $3 dólares, com direito a utilizara bike apenas uma vez.

      Já o aluguel para o dia inteiro custa $12 dólares, permite utilizar a bike quantas vezes quiser dentro do dia, com passeios limitados a 30 minutos por utilização.

      Essa modalidade de aluguel é muito vantajosa para quem mora em Nova York e usa a bike para pequenos deslocamentos até o trabalho e tudo mais.

      Para quem vem vai visitar Nova York a passeio, trocar a bicicleta a cada 30 minutos, por mais que tenha vários postos da Citi Bike, é um incômodo, por isso recomendo alugar a bicicleta na modalidade DAY PASS da Unlimited Biking que custa $20 com o desconto e você pode passear com tranquilidade.

      Obrigado mais uma vez.

      • Responder agosto 18, 2019

        Deise Tormem

        OI FABIO!
        Não estou conseguindo aplicar o cupon desconto para o day pass, ele ainda é valido?

        • Responder agosto 18, 2019

          Fabio Angheben

          Olá Deise, tudo bem?

          Acabei de fazer um teste com o código DICAS50 e está funcionando para reserva das bicicletas.

          Você está escolhendo qual opção? Pode tentar novamente, por gentileza.

          Obrigado.

Leave a Reply